Como já falado aqui na coluna, o universo da cerveja é muito amplo: são mais de cem estilos diferentes. No meio de tanta variedade é normal que alguns estilos sejam bem similares no sabor. Diferenças sutis podem enganar até cervejeiros experientes. Para reconhecer essas peculiaridades é necessário prática, atenção, estudo e horas de voo, ou horas de copo, como fica mais apropriado dizer. :) 

A partir dessa edição da coluna vou fazer comparações de estilos similares. Hoje começo com os estilos Saison e Bière de Garde, que também são conhecidos como Farmhouse Ales.Eles se parecem não só no sabor; ambos têm a mesma história. 

Diferenças 

A Saison é originária da Bélgica e a Bière de Garde, da França. Ambas possuem toques terrosos e de especiarias no sabor e são cervejas rústicas, fabricadas de modo bem artesanal. Quando surgiram eram feitas com ingredientes disponíveis e produzidos nas próprias fazendas, daí o nome Farmhouse Ale para se referir a elas. 

As principais diferenças entre a Bière de Garde e a Saison são que a primeira é mais encorpada, mais centrada no malte, mais doce, mais licorosa e não tem o caráter tão amargo da Saison. Se for mais amarga, mais refrescante, mais picante,e mais frisante, com certeza é Saison. Ao degustar uma Bière de Garde é comum notar o sabor do álcool, o que não acontece na Saison. Procure por essas características para diferenciá-las. 

Agraduação alcoólica da Bière de Garde pode ir de 6% a 9% ABV e a da Saison fica entre 5 a 7% ABV, apesar de existirem edições especiais que ultrapassem isso. 

Outra dica para comparar esses dois estilos é a cor delas. A Bière de Garde tem subestilos pela variação de cores (blonde - clara, ambrée - âmbare brune – marrom).A coloração da Saison vai de dourado a marrom claro, mas a característica de cor mais comum nesse estilo é um laranja bem marcante e muito bonito. Ambas podem ser tanto filtradas quanto não filtradas e são geralmente refermentadas na garrafa.


Um pouco sobre a história dos estilos

Tanto a Saison quanto a Bière de Garde começaram a ser produzidas durante o inverno ou no início da primavera para consumo no verão, período de cultivo da terra.

A Saison surgiu na Valônia, parte da Bélgica que faz fronteira com a França. O nome significa literalmente “estação”. É um estilo muito refrescante. As primeiras representantes do estilo possuíam teor alcoólico bem baixo. Eram perfeitas para consumo depois de um dia exaustivo de trabalho e também não debilitavam os trabalhadores rurais que voltariam ao batente depois de uns copinhos.

Exemplares mais encorpados apareceram após a Segunda Guerra Mundial. Hoje grandes cervejarias já produzem o estilo e não necessariamente utilizam ingredientes locais. Um bom exemplo é a cervejaria americana Brooklyn, que produz uma das Saison mais famosas do mundo com o raro lúpulo japonês Sorachi Ace, que dá nome à cerveja. 

A Bière de Garde é tradicional do norte da França. Depois de prontas eram mantidas em adegas frias para consumo nos dias mais quentes. O nome significa literalmente "cerveja de guarda”. Ainda hoje a maioria das cervejarias que produzem Bière de Garde são pequenas empresas.

Resuminho:

Saison: origem belga, caráter forte de levedura, mais frisante, picante (notas de pimenta-do-reino),refrescante, seca e mais amarga, notas de malte muito suaves, cor alaranjada.

Bière de Garde: origem francesa, mais maltada, mais doce, mais encorpada, mais frutada, amargor muito sutil, mais escura, licorosa, presença evidente de álcool no sabor.

Agora é só praticar o que aprendeu! Que tal abrir um exemplar de cada estilo para comparar e treinar o paladar? ;)

Maria Fernanda Gottardi.


O que você achou desta notícia? Deixe sua opinião na seção de comentários abaixo.

Quer receber as notícias em primeira mão?

Participe do nosso canal no Telegram:

https://t.me/manchetedovale (@manchetedovale)

Entre em contato também pelo WhatsApp: (47) 9 9969-1277




COMENTE ESSA HISTÓRIA