Estamos apenas no inicio do brasileirão, mas nas duas primeiras rodadas percebemos que as equipes tem se mostrado niveladas. Pode ser questionado se esse nivelamento é por cima ou por baixo, mas que esta equilibrado esta. Uma porque a maioria das equipes ainda está em busca de reforços e outra que grande parte dos favoritos ao titulo estão focadas em outras competições como Libertadores, Copa do Brasil e até mesmo Sul-Americana. 

Obrigação  

Divulgação

Dos grandes, apenas Vasco e o São Paulo disputam apenas o Brasileirão, portanto teoricamente teriam que estar ponteando a tabela. Ambos não conseguem decolar na competição. O Vasco conseguiu superar o Bahia e fez os seus três primeiros pontos e o São Paulo tenta hoje sua primeira vitória frente ao nosso Avaí no Morumbi. Esses dois clubes tem por obrigação estar entre os lideres afinal num futebol competitivo como o de hoje estar focado em apenas uma competição faz toda a diferença. 

Cansaço                                                                                                                      

Muitos não entendem essa questão do cansaço físico dos atletas, entretanto faz toda uma diferença. Não é só o jogo em si que desgasta o atleta.  As viagens e toda a sua logística impedem uma recuperação mais adequada entre uma partida e outra assim como o próprio treinamento visando o próximo adversário. Muitas vezes o técnico não consegue fazer uma preparação embasada nas deficiências do adversário e todo o trabalho do analista de desempenho e dos auxiliares do clube vão por água a baixo. 

Dificuldades                                                                                                               

Podem escrever: Botafogo, Palmeiras, Atlético MG, Grêmio, Flamengo e Cruzeiro terão dificuldades de pontuar enquanto estiverem noutras duas competições. A não ser que priorizem o brasileiro o que eu acho, pelo que estamos vendo, muito difícil. O Palmeiras, por exemplo, veio a Chapecó com uma equipe alternativa e perdeu três pontos que poderão fazer falta lá na frente. O mesmo podemos falar do Galo que acabou sendo derrotado pelo Fluminense dentro do Independência. 

Serie B  

Divulgação

E o nosso Figueira deu uma boa largada rumo a volta a Serie A. Venceu os dois primeiros confrontos e assumiu a ponta da tabela. Na verdade foram confrontos diretos contra equipes que brigam junto com o Figueira pra subir, (Goiás e Náutico), portanto jogos que valeram seis pontos. Em contrapartida, o Criciúma, nosso outro representante na Serie B, perdeu outra e segura a lanterna da competição. Esta Serie B é uma competição muito perigosa e se entrar achando que pode subir sem montar uma equipe competitiva corre um serio risco de cair. Temos ai o exemplo do Joinville.                                                   

Um forte abraço!!      

Roberto Ferreira


COMENTE ESSA HISTÓRIA

Exibir mais