Você já imaginou ter um aplicativo instalado em seu celular ou computador, onde você possa dar e receber críticas construtivas anonimamente como forma de melhorar sua postura, desempenho, comportamentos e relações? Seria muito bom se esse mesmo aplicativo também não fosse usado como forma de ofensas, críticas irreais e hostilização.

Pois então, esse aplicativo já existe e já é considerado o aplicativo mais baixado no Brasil, como uma rede social, tendo como diferencial o fato de que as interações são feitas de forma anônima além de não oferecer oportunidade de responder ou argumentar as críticas recebidas. Esse não é o primeiro aplicativo que faz isso, muitos outros já foram criados e acusados de incentivo ao cyberbullying, ou seja, um tipo de violência via internet, podendo ser feita em forma de intimidação ou hostilização.

Portanto esse é o grande vilão deste aplicativo, quais impactos esse tipo de interação pode causar na saúde mental e emocional das pessoas? Já se sabe que atualmente as redes sociais possuem como objetivo, dentre muitos outros, aceitação ou reconhecimento.

Não podemos desconsiderar que a ideia do aplicativo de certa forma é muito positiva, afinal dar e receber críticas de forma construtiva anonimamente pode nos ajudar e muito, porém será que temos uma cultura que apóia esta prática? Será que o nosso nível de tolerância e de aceitação as diversidades está pronto para este tipo de ferramenta? Ou ainda, será que sabemos receber críticas de forma construtivas?

Apesar do aplicativo não ter este objetivo, ele pode contribuir para problemas de auto estima, medo irreal e desproporcional, prejuízos no convívio social e acadêmico, ansiedade, insônia, estresse, síndrome do pânico e principalmente suicídio, este último como consequência mais grave e temerosa quando falamos de bullyng em um contexto geral, algumas vítimas desenvolvem níveis de depressão tão graves que adquirem problemas psíquicos irreversíveis.


Frente a tudo isso, deixo uma reflexão, vale a pena tamanha exposição? De onde vem tamanha necessidade de aceitação? Não seria muito mais saudável ouvir boas críticas construtivas ou elogios reais de forme honesta, sem medo ou sem a necessidade de fazê-lo anonimamente?

De fato, para tudo que a tecnologia vem desenvolvendo, tem sempre seu lado bom e seu lado ruim. Portanto a conclusão que temos é que tudo, qualquer ferramenta utilizada de forma saudável, com consciência, respeito e dignidade só tem a agregar e ser um aliado, porém tudo que é utilizado de forma irresponsável e imatura terá resultados negativos para quem o utiliza ou para quem se torna vítima do mesmo.

Valéria Rodrigues. 


COMENTE ESSA HISTÓRIA