Três atletas da equipe A.Linhares Jiu-Jitsu de Navegantes representam a região no Campeonato Brasileiro de Jiu-Jitsu, que ocorre nesta semana em São Paulo. A competição, credenciada pela Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu, é uma das mais importantes do mundo.

As disputas para atletas a partir de 18 anos começam nesta quarta-feira, dia 26. Os atletas da A.Linhares competem nas categorias adulto e máster na quarta e quinta-feira.

Willian Gerson, 26 anos, Phillip Rodrigues, 27, e Anderson Nascimento, 32, vêm se preparando desde o ano passado para o campeonato. Veteranos no mundo das competições nacionais, estreiam neste evento em competições em âmbito mundial.

“É um desafio para eles e para toda a equipe que vem auxiliando a preparar esses atletas em treinos diários. Nos últimos meses focamos bastante em nosso programa de treinamento, que consiste também em preparo físico com acompanhamento médico, além da parte técnica”, explica o professor Amilton Linhares.

Phillip Rodrigues vem buscando seu espaço no cenário das competições. Já participou de seis campeonatos importantes e levou duas medalhas de prata e três de bronze para casa. Um dos competidores mais assíduos da equipe, Willian Gerson compete na faixa azul até 94 quilos, tem um armário repleto de medalhas e sempre preenche o pódio. Anderson Nascimento, o Tio Andy, é competidor da categoria máster também na faixa azul. Vêm colecionando medalhas de ouro e prata nas competições por onde passa.

Para conseguir participar do Brasileiro, os atletas se empenharam também fora dos tatames. Correram atrás de patrocínio, fizeram rifas, mas a maior parte do dinheiro para custear as despesas, como passagem, alimentação e hospedagem, veio mesmo de reservas próprias.

“Infelizmente ainda são poucas as empresas dispostas a patrocinar um atleta de jiu-jitsu. Mas tenho certeza de que essa realidade mudará em breve, principalmente com os bons resultados que traremos”, comenta o professor.

COMENTE ESSA HISTÓRIA

Exibir mais