A Águas de Bombinhas vem investindo em tecnologia e ampliou os pontos remotos de monitoramento do sistema. Um dos novos aparelhos foi instalado no ponto de captação de água bruta da ETA Zimbros – uma sonda subaquática. Este e outros dispositivos auxiliam no trabalho das equipes, otimizando o tempo e as ações desenvolvidas pela empresa.

A sonda fica localizada no fundo do ponto de captação e consegue medir a coluna de água que fica sobre ela. Sendo assim, quando o nível da captação diminui o equipamento emite um alerta para a equipe, direto no Centro de Controle Operacional (CCO). Conforme o coordenador de operações, Jader Milanez dos Santos, o dispositivo é fundamental para monitorar as condições da captação.

"Antes era necessário ir até o local e verificar o nível da água na barragem, procedimento que demorava muito tempo. Com o sistema monitorado de forma remota, o equipamento envia as informações direto para nossa central, agilizando o tempo de trabalho e resposta para a população atendida", comenta.

Além da sonda, a Águas de Bombinhas também instalou controles de nível em todas as elevatórias de esgoto da cidade. Com estes equipamentos é possível identificar e conferir, também de forma remota, qual a situação de cada elevatória e agir com menor tempo possível e da melhor forma.

"Na estação elevatória do Bairro Quatro Ilhas, por exemplo, também foi instalado um novo painel de telemedição e automação que permite trazer informações instantâneas e atuar de forma remota nos equipamentos. Com estes investimentos, torna-se completo o monitoramento de 100% das unidades de esgoto operadas pela concessionária, aumentando a segurança na operação e a qualidade no serviço prestado para a população", completa Jader.


 


COMENTE ESSA HISTÓRIA