O objetivo é diagnosticar e oferecer suporte aos pacientes com sintomas já no início, evitando assim o agravamento da doença. Já foram contatados mais de 5,5 mil idosos. Os exames ocorrem exclusivamente por agendamento realizado por contato telefônico. Desde o começo dos telefonemas, no dia 18 de junho, até esta sexta-feira (26), o número de coletas chegou a 69, na qual foram feitas nos bairros Barra, Nações, Nova Esperança, São Judas, Praias Agrestes, Vila Real e Iate Clube.

Os exames são realizados em domicílio para evitar que os idosos saiam de casa. O teste utilizado é o PCR, o mais efetivo disponível no momento. Das amostras coletadas, oito tiveram o resultado positivo para o coronavírus e 37 foram negativos. Ainda, 23 idosos aguardam o resultado do exame e um foi inconclusivo. O idoso recebe o resultado em casa entre 24h e 72h.

A equipe de dez profissionais de saúde treinados pela Vigilância Epidemiológica, neste momento, realiza a triagem dos moradores do Bairro Pioneiros, mas o planejamento é contatar todos os cerca de 20 mil idosos cadastrados no Sistema de Saúde do Município (E-SUS).

COMENTE ESSA HISTÓRIA