O programa será implementado pela Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais ( ABRELPE), por meio de um Acordo de Cooperação com o Ministério do Meio Ambiente, com recursos e sob orientação da Agência de Proteção Ambiental da Suécia.
Para participar, o Município teve de se inscrever. Entre os requisitos para a inscrição, estavam ter Plano de Gestão de Resíduos Sólidos e/ou Plano Municipal de Saneamento. Na seleção, foram avaliados quesitos como a existência de coleta seletiva, preferencialmente em parceria com Cooperativas ou Associações de Catadores, a localização em área de interesse turístico, entre outros. A participação dos municípios é gratuita. Também não haverá repasse de recurso aos municípios.
Durante nove meses, Balneário Camboriú receberá assistência técnica para identificar e combater as fontes terrestres que poluem os recursos hídricos. Nesse período, técnicos e consultores especialistas ajudarão a identificar as possíveis lacunas que provocam a destinação incorreta de materiais pós-consumo. A primeira reunião de trabalho será em 20 de agosto, na sede da ABRELPE, em São Paulo (SP). Representará o Município um interlocutor nomeado pela Prefeitura.
“Acho de extrema importância o Município ter tido esse interesse de participar desse chamamento público para o programa. É muto gratificante termos sido selecionados, pois possuímos diversas praias. Combater os resíduos sólidos que chegam até o mar deve ser levado a sério. É muito importante para o Município receber esse ajuda técnica para que possamos impedir que o lixo chegue ao mar e prejudique o ecossistema”, diz a diretora de Desenvolvimento Ambiental da Secretaria do Meio Ambiente, Eduarda Montibeller Schuch.
O lixo marinho, principalmente o plástico, é um problema mundial e uma ameaça a todas as formas de vida do planeta. Pelo fato de serem fragmentados em partes microscópicas, as quais circulam e se acumulam em diversas zonas dos oceanos, os materiais plásticos são a maior fonte de poluição aos ecossistemas marinhos. Conforme estimativas da ONU Meio Ambiente, cerca de 600 espécies de animais marinhos já sofrem com a ingestão de plástico, e, até 2050, cerca de 99% das aves marinhas terão ingerido o material.
COMENTE ESSA HISTÓRIA
Cidade
Com descontos de até 70%, Itajaí Shopping participa da Semana do Brasil
04/09/2020 - 11H47MIN
Cidade
Fim de semana tem festas fechadas e estabelecimentos interditados em BC
30/06/2020 - 10H27MIN
Cidade
Coronavírus Itajaí: 95% dos casos ativos ficam em isolamento domiciliar
09/06/2020 - 17H24MIN
Cidade
Itajaí: Construção de unidades básicas de saúde está em ritmo acelerado
20/04/2020 - 15H29MIN
Cidade
Blumenau ganha único Centro de Referência Paralímpico em Santa Catarina
31/01/2020 - 11H23MIN
Cidade
Ação garante transferência de paciente com helicóptero da PM em Itapema
14/01/2020 - 07H26MIN
Cidade
Iniciada a maior obra de prevenção de alagamentos da história de Itajaí
13/01/2020 - 16H46MIN
Cidade
Nova gestora operacional da Águas de Penha é apresentada ao Legislativo
02/04/2019 - 15H22MIN
Cidade
Itajaí: Juntos Pelo Rio reúne mais de mil voluntários neste sábado (23)
25/03/2019 - 16H04MIN
Cidade
Itapema: Mais de 40 pacientes são beneficiados com cirurgia de catarata
21/01/2019 - 15H08MIN
Cidade
Piçarras: Vigilância em Saúde intensifica fiscalização sobre ambulantes
10/12/2018 - 16H57MIN
Cidade
Itajaí: Definida a liberação de recursos do financiamento internacional
10/12/2018 - 16H29MIN
Cidade
Prefeitura de Camboriú promoveu dia de saúde e beleza para agricultoras
26/10/2018 - 14H25MIN
Cidade
Procon de Balneário Piçarras promove Mutirão de Renegociação de Dívidas
23/10/2018 - 14H53MIN
Cidade
32ª Marejada gera quase 100 novas oportunidades de empregos temporários
02/10/2018 - 09H46MIN
Cidade
Filme de egressos da Univali é selecionado no Circuito Penedo de Cinema
28/09/2018 - 14H29MIN
Cidade
Brusque: previsão de alagamentos continuam em dois trechos da Beira Rio
04/09/2018 - 10H44MIN