A Secretaria de Saúde de Balneário Piçarras encerrou a fila de espera por exames de catarata. Após o último mutirão de cirurgias realizado nos dias 22 a 25 de outubro, no Hospital de Santo Amaro da Imperatriz, mais 23 pacientes realizaram o procedimento e, no próximo dia 26, farão o retorno para reavaliação médica.

"A fila de espera foi encerrada. A partir de agora, realizaremos as cirurgias através de demanda livre, ou seja, por encaminhamentos individuais – sem a necessidade de mutirões", explica a profissional do Departamento de Regulação, Maria das Neves Reis. "As cirurgias continuarão acontecendo, apenas seguindo um procedimento diferente e individualizado", acrescenta Nevinha, como é conhecida.

Mais de cem pacientes foram atendidos somente este ano. "Para muitos, a cirurgia marca o recomeço da vida e graças a esse mutirão conseguimos reinserir esse público em seu convício social, em sua vida normal", enalteceu a secretária de Saúde, Bruna Emanuela Machado. As cirurgias continuarão com seu encaminhamento ao hospital referência da região.

Nevinha orienta que pessoas com suspeita da doença procurem uma Unidade Básica de Saúde para o encaminhamento correto.  A Organização Mundial da Saúde (OMS) calcula que a doença seja responsável por 51% dos casos de cegueira no mundo. A catarata é uma opacidade do cristalino (lente natural do olho). Para pessoas que tem catarata tem a visão nublada, como se olhassem por uma janela embaçada ou enevoada.  A maioria das cataratas se desenvolve lentamente e não perturba a sua visão desde o início. Mas com o tempo, a catarata acabará por interferir na visão.


COMENTE ESSA HISTÓRIA