Foi aprovado o Projeto de Lei 258/2017, da vereadora Juliethe Nitz (PR), que institui a denominação oficial “Pontal Klaus Fischer” ao molhe localizado na Barra Sul do município, bem como a redação final do Projeto de Lei 009/2018, do vereador Moacir Schmidt (PSDB), que dispõe sobre a padronização da velocidade máxima permitida para aferição dos controladores de velocidade em operação no município.

Entrega de moção

No começo da reunião, foi feita a entrega da Moção 259/2018, do vereador Pedro Francez (PR), de congratulação ao jovem atleta Thiago Cristofer dos Santos (Miojo) pela sua convocação para integrar a equipe olímpica de boxe do Brasil.

Tribuna Livre

Quatro convidados fizeram uso da palavra no momento da Tribuna Livre, espaço na primeira reunião do mês destinado a cidadãos e entidades para discorrerem sobre temas de interesse da cidade.

A secretária da Pessoa Idosa e de Desenvolvimento e Inclusão Social, Christina Barichello, e o coordenador do Centro de Valorização da Vida (CVV) em Balneário Camboriú, José de Arimatéia Ribeiro Moraes, falaram sobre a prevenção ao suicídio e as ações do poder público municipal referentes à questão. A abordagem do tema na tribuna fez parte da programação da Câmara para o Setembro Amarelo, campanha nacional de conscientização da população sobre a realidade do suicídio no Brasil e no mundo.

O engenheiro sanitarista Cesar Augusto Arenhart fez uso da palavra para apresentar o projeto da UTR Marambaia (Sistema de Tratamento das Águas dos Afluentes do Rio Marambaia), acompanhado do representante do Movimento Rio Marambaia Vivo, Jaison Santos.

Projetos

Iniciando a Ordem do Dia, foi aprovada a redação final do Projeto de Lei 009/2018, do vereador Moacir Schmidt (PSDB), que dispõe sobre a padronização da velocidade máxima permitida para aferição dos controladores de velocidade em operação no município, com 14 votos favoráveis, dois contrários (dos vereadores Lucas Gotardo-PSB e Walter Baldi-PTB) e duas ausências (dos vereadores Alessandro Teco-PSB e Nilson Probst-MDB). A matéria segue para sanção do prefeito.

O Projeto de Lei 255/2017, dos vereadores David La Barrica (PSB, licenciado) e Marcos Kurtz (MDB), que altera dispositivos da Lei Municipal 1913/1999, a qual dispõe sobre a contratação por tempo determinado para atender a necessidade temporária de excepcional interesse público, foi retirado de pauta a pedido do vereador Marcos Kurtz. O PL tem parecer pela rejeição da Comissão de Justiça e Redação do Legislativo.

Foi aprovado por unanimidade o Projeto de Lei 258/2017, da vereadora Juliethe Nitz (PR), que institui a denominação oficial “Pontal Klaus Fischer” ao molhe localizado na Barra Sul do município, e agora segue para sanção do prefeito.

Klaus Fischer nasceu em 1929 em Ipoméia, no oeste de Santa Catarina, e chegou a Balneário Camboriú em 1953, três anos após a vinda de seus pais e irmãos à cidade. A família decidiu construir um hotel no pontal sul de Balneário Camboriú, inaugurado em 1957, quando não havia nada naquela região. Nascia ali o Hotel Fischer, que se transformaria em um dos principais do município nos seus 50 anos de existência. Klaus Fischer recebeu do Legislativo o título de Cidadão Honorário de Balneário Camboriú no dia 18 de abril de 2017, e veio a falecer sete meses depois, no dia 11 de novembro do mesmo ano.

Moções incluídas

Foram incluídas na pauta e aprovadas nove moções de congratulação de autoria do vereador Aldemar Pereira/Bola (PSDB), subscritas por diversos vereadores, todas pela contribuição à implantação da Fundação Pró-Rim em Balneário Camboriú: ao senhor Luiz Eduardo Cherem (269/2018); ao senhor Rubens Spernau (270/2018); à Dra. Ceres Fabiana Felski da Silva (271/2018); ao Dr. Marcos Alexandre Vieira (272/2018); ao Dr. José Aluísio Vieira (273/2018); à Dra. Isadora Felski da Silva (274/2018); ao Dr. Hercílio Alexandre da Luz Filho (275/2018); ao senhor Leonel Arcângelo Pavan (276/2018); e ao senhor Jáu Noé Gaya (277/2018).

Foi incluída na pauta e encaminhada a Moção 285/2018, do vereador Alessandro Teco, de pesar aos familiares do senhor Vilmar Pinto Felipe.


O que você achou desta notícia? Deixe sua opinião na seção de comentários abaixo.

Quer receber as notícias em primeira mão?

Participe do nosso canal no Telegram:

https://t.me/manchetedovale (@manchetedovale)

Entre em contato também pelo WhatsApp: (47) 9 9969-1277


COMENTE ESSA HISTÓRIA