“Esses pneus poderiam ter ido parar no meio ambiente, poluindo e podendo servir de criadouros do aedes aegypti. Com o Ecoponto, o poder público está contribuindo com um ambiente sustentável”, falou o diretor da Vigilância Ambiental, Rafael Neis Silva, responsável pelo programa de Combate ao Aedes aegypti.

O ecoponto foi instalado no pátio da Secretaria de Obras da Barra (Rua Bento Cunha nº 360), e armazena os pneus em local coberto, de maneira correta e sustentável, até que venha a empresa responsável por levar de volta esses pneus para onde eles foram fabricados (logística reversa). Os pneus aceitos são os de carros, motos ou bicicletas. Já os que estão sujos ou vindos de caminhões não são apropriados para o armazenamento. A população deve levar até o local os pneus que precisar descartar.

O Ecoponto é uma parceria entre a Secretaria de Saúde e a empresa de contêiner “Planeta”, que faz o armazenamento dos pneus descartados pelos moradores da cidade, seguindo a resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA). Essa técnica, além da prevenção dos criadouros do mosquito transmissor da dengue, tem o objetivo de amenizar o impacto ambiental causado pelos pneus jogados em locais impróprios.

“A empresa que cede o contêiner tritura os pneus e utiliza a borracha, o aço e o nylon para reciclagem. Então em vez do morador comum ou borracheiros jogarem esses pneus em terreno baldio ou no rio, eles vão entregando neste ponto de coleta. E quando o contêiner estiver cheio, nós ligamos para a empresa, para a substituição dele e também para levar os pneus arrecadados para o destino final e sustentável”, explicou Rafael Neis Silva.


O que você achou desta notícia? Deixe sua opinião na seção de comentários abaixo.

Quer receber as notícias em primeira mão?

Participe do nosso canal no Telegram:

https://t.me/manchetedovale (@manchetedovale)

Entre em contato também pelo WhatsApp: (47) 9 9969-1277


COMENTE ESSA HISTÓRIA