Inserida dentro de uma área de preservação ambiental, o Centro Educacional Municipal de Taquaras, de Balneário Camboriú, prioriza sempre projetos e ações que desenvolvam em seus alunos, a conscientização ambiental; tornando-os agentes multiplicadores, com foco na preservação de uma das regiões mais belas do Município, a praia agreste de Taquaras. 

O Projeto KOMBIna ComFoto, desenvolvido em parceria com o curso de Design Gráfico da Universidade do Vale do Itajaí - Univali trabalhou, junto aos alunos do 6º e 7º ano do Ensino Fundamental, toda a parte teórica, com o estudo dos fundamentos da fotografia. A parte prática, e a mais esperada, foi quando os alunos registraram, em fotografias, imagens da degradação ambiental e sua recuperação, no jardim flutuante sobre o córrego de degradação ambiental, que inicia no bambuzal e vai até a lagoa de Taquaras, que desemboca no mar. "O plantio desse jardim foi feito por nossos alunos no ano passado. Essa foi mais uma das ações ambientais desenvolvida na escola, focando a melhoria do meio ambiente", diz a gestora Saly Amaral.

As orientações aos alunos foram dadas pelos professores da Univali, Gustavo Russo; Dalva Schuch e Felipe Teixeira que junto à proposta de fotografia itinerante, trouxeram aos estudantes a história da fotografia e todas as disciplinas que convergiram para a sua evolução. "A próxima etapa será uma exposição na escola com os registros feitos, onde toda a comunidade poderá apreciar a degradação e a recuperação, em boa parte do córrego. Ambas ações desenvolvidas na escola, pelos alunos", complementa a Gestora.

COMENTE ESSA HISTÓRIA