Preocupada com a quantidade de lixo sólido flutuante, principalmente doméstico, que é descartado no Itajaí-Mirim, a equipe da Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil de Brusque instalou a primeira Ecobarreira na cidade. A ação foi realizada na tarde de terça-feira (21) próximo a Ponte Estaiada. 

"Foi uma forma que encontramos de amenizar o impacto ambiental causado pelo descarte incorreto de resíduos pela população. A Ecobarreira é feita com bombonas de 20 e 50 litros, por meio da reutilização de embalagens descartadas. O objetivo é barrar a passagem dos resíduos". explica o diretor da Defesa Civil, Carlos Alexandre Reis. 

Somente no último evento "Descida do Rio", realizado em março, foram recolhidos mais de 2,5 toneladas de resíduos. 

Educação Ambiental

Além de dar a destinação correta ao material, que será recolhido pela Defesa Civil e Secretaria de Obras, a instalação da barragem ecológica visa promover a educação ambiental. 

"Nosso objetivo é juntar todo o material recolhido no primeiro mês para demonstrar à comunidade a importância do descarte correto. Também queremos envolver as escolas municipais neste trabalho, que é contínuo", destaca Reis. 

Este ano, duas novas Ecobarreiras devem ser confeccionadas e instaladas pela Defesa Civil, uma no Rio Guabiruba e outra no Ribeirão Limeira.


O que você achou desta notícia? Deixe sua opinião na seção de comentários abaixo.

Quer receber as notícias em primeira mão?

Participe do nosso canal no Telegram:

https://t.me/manchetedovale (@manchetedovale)

Entre em contato também pelo WhatsApp: (47) 9 9969-1277



COMENTE ESSA HISTÓRIA