Quem utiliza bicicleta para se locomover, se exercitar ou mesmo para dar um passeio, em breve terá uma opção compartilhada em Brusque. O município recebeu, na tarde de quarta-feira (27), a doação de 41 bikes – 30 convencionais e 11 elétricas – e cinco estações de compartilhamento.

A entrega foi realizada na Secretaria de Trânsito e Mobilidade da Prefeitura de Brusque, por meio do Projeto Nakopa, fruto da parceria entre o Município e o Distrito de Karlsruhe, na Alemanha.

O sistema, denominado Bbike, terá o projeto piloto implantado inicialmente em fase de teste e posteriormente liberado para a população. "Essa primeira fase levará cerca de três meses. Neste período, a utilização das bicicletas será liberada para cinquenta usuários, que serão definidos entre alunos da Unifebe (parceira no Projeto), funcionários da Prefeitura e entidades parceiras, como o Fórum da Bicicleta", explica o arquiteto e urbanista da Setram, Valério de Morais Kosel. 

Após a fase de testes, a utilização das bicicletas será liberada para a comunidade, por meio de um aplicativo. As bikes poderão ser retiradas e devolvidas em cinco estações que serão instaladas em pontos estratégicos próximos a avenida Beira Rio. 

Os valores para utilização do serviço ainda serão definidos, mas o controle será realizado pela Secretaria de Trânsito e Mobilidade. "Teremos um software de gestão e a população terá acesso através do portal e app BBike", completa Kosel. 

O objetivo da Prefeitura de Brusque é expandir o sistema gradativamente, com apoio da iniciativa privada na aquisição de novas bicicletas e estações de compartilhamento. "As Oficinas que estão sendo realizadas em todos os bairros vão contribuir muito para este projeto, visto que o Plano Cicloviário é parte integrante do Plano de Mobilidade, que está sendo construído com a participação popular", finaliza. 


O que você achou desta notícia? Deixe sua opinião na seção de comentários abaixo.

Quer receber as notícias em primeira mão?

Participe do nosso canal no Telegram:

https://t.me/manchetedovale (@manchetedovale)

Entre em contato também pelo WhatsApp: (47) 9 9969-1277



COMENTE ESSA HISTÓRIA