Esperavam-se pouco mais de 500 pacientes vindo para consultas especializadas, clínica geral ou algum tipo de procedimento, mas o número chegou na casa dos 650, graças ao amplo trabalho da Secretaria de Saúde de abrir todos os seus departamentos para a população, como atendimento médico, odontologia, farmácia, psicologia, Centro de Testagem e Aconselhamento e vigilâncias sanitária e epidemiológica.

Os corredores da Policlínica estiveram cheios por alguns instantes, mas rapidamente iam sendo organizados e esvaziados devido à rotatividade. Pelo menos 10 médicos atenderam a comunidade, mas o número de funcionários da saúde envolvidos no mutirão no sábado passou de 100.

Em visita ao local no evento, o prefeito José Thomé parabenizou funcionários pela bonita atitude de trabalhar no sábado para atender a comunidade e destacou que o mutirão é uma prática para diminuir a fila de espera por exames especializados. "Priorizamos os mutirões para reduzir a demanda de atendimentos e vimos que são bem aceitos pela comunidade", adianta. No ano passado, quatro destes eventos resultaram em 4,5 mil atendimentos. Em 2018, a primeira atividade ocorreu no Centro de Atendimento a Mulher (CAM), com mais 200 atendimentos.

Já a secretária de Saúde explicou que muitas especialidades têm demanda maior do que o que é oferecido diariamente, mas é normal que o atendimento tenha dias de intervalo entre a marcação e a consulta. "Organizamos mutirões para acelerar o procedimento. Os médicos e os funcionários são muito parceiros nesta iniciativa pois atende mais rapidamente o cidadão, e isso é um benefício enorme", garantiu.

As especialidades que tiveram atendimento foram endocrinologia, neurologia, cardiologia, dermatologia, neurologia pediátrica, cirurgia plástica e urologia. Boa parte das consultas previstas de clínica geral também é sob demanda e agendamento, mas também houve atendimento de demanda livre. O departamento de odontologia atendeu cerca de 30 crianças do Centro Educacional Daniel Maschio e ainda cinco pacientes que tiveram cirurgias de extração do siso.



COMENTE ESSA HISTÓRIA