Na próxima quarta-feira (12), o Prefeito de Balneário Piçarras, Leonel José Martins, estará em Brasília para assinar, em ato simbólico, o convênio de repasse de recursos na ordem de R$ 2.742.500,00 do Ministério do Meio Ambiente para fomento da gestão de resíduos sólidos urbanos na cidade, através do Programa Recicla Aí. A cerimônia contará com a presença do Presidente da República, Jair Messias Bolsonaro.

"O Recicla Aí é um marco na história ambiental de Balneário Piçarras, elevando a gestão de resíduos sólidos urbanos da cidade. Com a inauguração de uma das mais modernas estações de tratamento de efluentes de Santa Catarina e a certificação bandeira azul, o município a torna-se referência em sustentabilidade", explicou o Presidente da Fundação do Meio Ambiente (Fundema) de Balneário Piçarras, Marcos Zaleski, que também estará na cerimônia.

Em resumo, o Recicla Aí contará com a instalação de 17 Ecopontos 24h, 200 lixeiras nas avenidas principais, aquisição de um novo caminhão que possibilita o recolhimento de resíduos recicláveis e orgânicos em compartimentos separados, implantação de uma Central de Compostagem e um programa específico para a reutilização de resíduos orgânicos.

 A Fundema disponibilizará baldes para o armazenamento de materiais orgânicos que serão recolhidos pelo novo caminhão da coleta seletiva. "Todo o lixo orgânico será destinado a Central de Compostagem para virar adubo que posteriormente será utilizado na arborização urbana, recuperação de ambientes com área degradada, hortas escolares e, também, oferecido à população e agricultores do município", frisou Marcos.

Todas as ações previstas no projeto estão divididas em duas metas que serão aplicadas paralelamente: a instalação de EcoPontos e a implantação do sistema de coleta e compostagem de resíduos orgânicos. Atualmente o município realiza os processos licitatórios necessários para a contratação dos serviços e produtos necessários para a aplicação do programa na cidade.

Para o prefeito Leonel Martins, o Recicla Aí marca uma nova fase para as políticas ambientais da cidade. "Este projeto eleva o patamar de Balneário Piçarras no quesito de Meio Ambiente, se tornando uma cidade sustentável reconhecida nacionalmente. Nossa cidade vem se tornando referência em diversas áreas da administração pública e isso é fruto de um trabalho sério e profissional. Não é à toa que Balneário Piçarras cresce nesse ritmo avançado", exaltou o prefeito.


COMENTE ESSA HISTÓRIA