A Secretaria de Saúde de Itajaí, por meio da Vigilância Epidemiológica, divulgou nesta quarta-feira (20) um novo balanço dos casos positivos de coronavírus registrados por bairro. Até a terça-feira (19), Itajaí tinha 206 casos confirmados da doença. O bairro com maior número de notificações é o Cordeiros (38), seguido por Centro (29), São Vicente e Dom Bosco (26) (confira a lista completa abaixo).

A Vigilância Epidemiológica ressalta que não há um motivo específico que explique o aumento de casos no Cordeiros, bairro mais populoso do município. Segundo o órgão, toda comunidade deve manter os cuidados preventivos, como lavar as mãos com água e sabão várias vezes ao dia, usar álcool em gel 70%, usar máscara sempre que sair de casa e manter o distanciamento social.

Também é importante seguir a etiqueta da tosse e outros cuidados básicos: quando espirrar sempre cobrir nariz e boca com lenço ou com o braço, e não com as mãos; evitar tocar olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas; higienizar com frequência o celular e os brinquedos das crianças; não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, toalhas, pratos e copos; manter os ambientes limpos e bem ventilados; e, se estiver doente, evite contato físico com outras pessoas.


Letalidade em Itajaí é menor que no Estado

Dos 206 casos de COVID-19 registrados em Itajaí até terça, 101 pessoas já haviam se recuperado. Isso representa uma taxa de cura de 49% no município. Já a taxa de letalidade está em 1,45%, com três óbitos notificados até o momento – o índice é menor que a atual taxa de Santa Catarina, que é de 1,68%. A maioria dos casos registrados até o momento são leves a moderados com recomendação de isolamento domiciliar.

A faixa etária mais atingida pelo vírus continua sendo dos 30 a 39 anos, com 63 pessoas infectadas na cidade. Em seguida, estão pessoas dos 40 a 49 anos, com 50 casos, e de 20 a 29 anos, com 32 casos. O público mais afetado é o feminino: atualmente 122 mulheres contraíram a COVID-19 em Itajaí - 59,2% dos casos confirmados.


Confira os casos confirmados por bairro:

Cordeiros - 38

Centro - 29

Dom Bosco - 26

São Vicente - 26

Fazenda - 18

Cidade Nova - 14

São João - 9

Santa Regina - 6

São Judas - 6

Murta - 5

Praia Brava - 5

Imaruí - 4

Vila Operária - 4

Espinheiros - 3

Ressacada - 3

Itaipava - 2

Nossa Sra. das Graças - 2

Barra do Rio - 1

Brilhante - 1

Cabeçudas - 1

Carvalho - 1

Limoeiro - 1

São Roque - 1 

COMENTE ESSA HISTÓRIA