As Unidades de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital Marieta Konder Bornhausen, destinadas aos pacientes em tratamento para COVID-19, chegaram a quase 100% de ocupação nesta sexta-feira (24). Dos 50 leitos exclusivos, apenas um está vago nesta tarde (98% ocupados). O dado reforça a importância de a população manter o isolamento social sempre que possível para evitar o crescimento da taxa de contágio pelo coronavírus.
Nos últimos 10 dias, a taxa de ocupação das UTIs do Hospital Marieta variou entre 78% e 98%. A unidade hospitalar é referência para atendimento de pacientes de toda região e tem recebido alta demanda de pacientes, tanto na UTI quanto nas enfermarias. As chamadas alas de isolamento, destinadas aos pacientes com COVID-19, também tiveram grande fluxo de ocupação: a taxa variou entre 65% e 97% nesse período. Nesta sexta, as enfermarias do hospital estão com 70,7% dos leitos ocupados e 12 vagos.
No Hospital Infantil Pequeno Anjo, que atende crianças menores de 15 anos de toda região, os números de ocupação de pacientes com resultado positivo ou suspeita de COVID-19 também cresceram nos últimos cinco dias. Nesta sexta-feira, quatro pacientes estão internados em UTI (66,6% ocupados e 02 vagos) e seis em isolamento (35,2% ocupados e 11 vagos).
A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Centro Integrado de Saúde é outro local que observa crescimento na ocupação nas últimas semanas. Na tarde desta sexta, por exemplo, todos os 20 leitos de isolamento para pacientes sintomáticos respiratórios estão ocupados. Além disso, quatro pacientes com quadro grave precisaram ser entubados e transferidos ao Hospital Marieta.
“O nosso sistema de saúde está ficando sobrecarregado e precisamos do apoio da população para reduzir as taxas de contágio. Pedimos que as pessoas fiquem em casa o máximo que puderem, evitem aglomerações e não façam festas ou reuniões com amigos e familiares. Se tiverem que sair, usem máscaras, mantenham o distanciamento social e façam a higiene das mãos frequentemente. Estamos num momento delicado em que é fundamental proteger e cuidar as pessoas que amamos”, comenta o secretário de Saúde de Itajaí, Emerson Roberto Duarte.
Pessoas que fazem parte do grupo de risco, como idosos, obesos, doentes crônicos, especialmente diabéticos e hipertensos, pessoas em tratamento contra o câncer, fumantes, gestantes, entre outros, devem redobrar os cuidados e evitar sair de casa. Segundo análise da Vigilância Epidemiológica de Itajaí, idosos e pessoas com alguma doença pré-existente são os mais afetados pelo vírus. Dos 79 óbitos registrados no município até quinta-feira (23), apenas três não tinham alguma comorbidade associada.
Mais 40 leitos previstos
O Município de Itajaí informa que existe uma previsão do Governo do Estado de concluir nos próximos dias a obra física do Complexo Madre Teresa. A partir de semana que vem, a expectativa é que comecem a chegar os primeiros monitores e respiradores enviados pelo Estado, que serão ativados conforme o hospital for montando as suas equipes. Assim, a expectativa é chegarmos a 40 novos leitos de UTI e outros 40 de enfermaria, exclusivos para pacientes com COVID-19.
COMENTE ESSA HISTÓRIA
Cidade
Município de Itajaí será reabastecido com AstraZeneca quinta-feira (21)
21/10/2021 - 12H52MIN
Cidade
Geração de emprego cresce 15,5% em um mês e bate novo recorde em Itajaí
31/08/2021 - 14H33MIN
Cidade
Itajaí tem alta taxa de adesão à segunda dose da vacina contra Covid-19
21/04/2021 - 14H38MIN
Cidade
Com descontos de até 70%, Itajaí Shopping participa da Semana do Brasil
04/09/2020 - 11H47MIN
Cidade
Fim de semana tem festas fechadas e estabelecimentos interditados em BC
30/06/2020 - 10H27MIN
Cidade
Coronavírus Itajaí: 95% dos casos ativos ficam em isolamento domiciliar
09/06/2020 - 17H24MIN
Cidade
Itajaí: Construção de unidades básicas de saúde está em ritmo acelerado
20/04/2020 - 15H29MIN
Cidade
Blumenau ganha único Centro de Referência Paralímpico em Santa Catarina
31/01/2020 - 11H23MIN
Cidade
Ação garante transferência de paciente com helicóptero da PM em Itapema
14/01/2020 - 07H26MIN
Cidade
Iniciada a maior obra de prevenção de alagamentos da história de Itajaí
13/01/2020 - 16H46MIN
Cidade
Nova gestora operacional da Águas de Penha é apresentada ao Legislativo
02/04/2019 - 15H22MIN
Cidade
Itajaí: Juntos Pelo Rio reúne mais de mil voluntários neste sábado (23)
25/03/2019 - 16H04MIN
Cidade
Itapema: Mais de 40 pacientes são beneficiados com cirurgia de catarata
21/01/2019 - 15H08MIN
Cidade
Piçarras: Vigilância em Saúde intensifica fiscalização sobre ambulantes
10/12/2018 - 16H57MIN
Cidade
Itajaí: Definida a liberação de recursos do financiamento internacional
10/12/2018 - 16H29MIN
Cidade
Prefeitura de Camboriú promoveu dia de saúde e beleza para agricultoras
26/10/2018 - 14H25MIN
Cidade
Procon de Balneário Piçarras promove Mutirão de Renegociação de Dívidas
23/10/2018 - 14H53MIN
Cidade
32ª Marejada gera quase 100 novas oportunidades de empregos temporários
02/10/2018 - 09H46MIN
Cidade
Filme de egressos da Univali é selecionado no Circuito Penedo de Cinema
28/09/2018 - 14H29MIN