O evento beneficente teve como objetivo arrecadar fundos para a compra de glicosímetros (aparelhos medidores de glicose) e fitas reagentes usadas nestes dispositivos. O valor das inscrições será usado para compra destes insumos que serão doados à Secretaria Municipal de Saúde de Brusque e para o Hospital Azambuja, para o acompanhamento de pacientes carentes.

Para o idealizador e organizador do evento, o endocrinologista Frederico Marchisotti o principal objetivo é chamar a atenção para esta doença Diabetes. "Falar dos hábitos saudáveis e prevenção, pois em novembro também temos o dia Mundial do Diabetes, comemorado no dia 14". 

Marchissotti relata que o montante contabilizado é de aproximadamente R$ 15 mil reais e que serão divididos em partes iguais para as duas instituições. O evento além de promover a atividade física ao ar livre também teve a intenção de conscientizar a população quanto a uma doença que se tornou uma das principais causas de morte no mundo, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Os profissionais da Secretaria da Saúde realizaram mais de 400 exames de teste de glicemia capilar (HGT) e colesterol total e fizeram orientações de prevenção. Além disso, quem realizou exames pode assistir um vídeo educativo com um óculos de realidade virtual mostrando os riscos e complicações que o colesterol pode ocasionar e instruções para tratamento.

O vice-prefeito, Ari Vequi participou da caminhada e declarou ser diabético. Para ele, existe a necessidade em incentivar a população brusquense a prática de exercícios físicos como também os cuidados para prevenção do diabetes.

O Secretário de Saúde, Humberto Fornari, também prestigiou o evento e aproveitou para agradecer a participação ao Rotary. "Eventos esportivos como este são importantes para promover diagnóstico precoce do diabetes e conscientizar a população da necessidade de praticar esporte, principalmente portadores de doenças crônicas. Nós seremos sempre parceiros de entidades e associações que venham trazer este tipo de proposta junto à Secretaria de Saúde".

O que você achou desta notícia? Deixe sua opinião na seção de comentários abaixo.

Quer receber as notícias em primeira mão?

Participe do nosso canal no Telegram:

https://t.me/manchetedovale (@manchetedovale)

Entre em contato também pelo WhatsApp: (47) 9 9969-1277


COMENTE ESSA HISTÓRIA