Os executivos do Fundo Financeiro para o Desenvolvimento dos Países da Bacia do Prata (Fonplata) estiveram em Itajaí para definir a liberação dos primeiros U$ 5 milhões do financiamento internacional. Segundo a missão de acompanhamento do Programa Itajaí 2040 Moderna e Sustentável, até a primeira quinzena de janeiro os recursos deverão estar com a administração municipal. A instituição internacional é o banco financiador dos U$ 62 milhões em investimentos estruturais em Itajaí.

“A etapa de preparação foi ótima tanto para nós quanto para Itajaí. Agora, com o contrato assinado, vamos trabalhar para que a liberação dos recursos também seja ótima”, afirma o engenheiro chefe da missão do Fonplata, Oscar Baldivieso. “É de interesse de todos que as obras sejam executadas em menor tempo possível para melhorar qualidade de vida dos habitantes de Itajaí”, conclui.

As licitações para a reurbanização da rua Expedicionário Aleixo Maba e a praça de esportes no Santa Regina já estão encerradas e apenas aguardam a liberação da verba. O coordenador do Planejamento Estratégico do Município de Itajaí (PEMI 2040), Alcides Volpato, explica que o processo licitatório já economizou R$ 850 mil do preço de referência.

As licitações de macrodrenagem na Fazenda, Rio Bonito, Dom Bosco e Cordeiros estão em andamento. Elas abrirão para empresas nacionais e internacionais devido ao valor da contratação e seguindo a orientação da instituição financiadora. “O processo licitatório oportunizará a participação de empresas internacionais, já que essas obras têm interligação e nos interessa que as mesmas empresas executem esses projetos”, avalia Volpato.

A próxima etapa contemplará as obras de binário do Centro de Itajaí com a reurbanização das avenidas Marcos Konder, 7 de Setembro, Joca Brandão e Abrahão João Francisco.

O Programa Itajaí 2040 Moderna e Sustentável garante 23 diferentes obras e desapropriações em 17 bairros e localidades de Itajaí. Dom Bosco, Rio Bonito, Nossa Senhora das Graças, Santa Regina, São Roque, Itaipava, Cidade Nova, São Judas, Cordeiros, Nova Brasília, Centro, Praia Brava, São Vicente, São João, Cabeçudas, Espinheiros e Ressacada receberão as transformações.


O que você achou desta notícia? Deixe sua opinião na seção de comentários abaixo.

Quer receber as notícias em primeira mão?

Participe do nosso canal no Telegram:

https://t.me/manchetedovale (@manchetedovale)

Entre em contato também pelo WhatsApp: (47) 9 9969-1277


COMENTE ESSA HISTÓRIA