
O Município de Itajaí encaminhou neste início de 2020 o edital para concessão do transporte público municipal para o Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina (TCE-SC). A proposta é uma iniciativa inovadora ao ter como base a decisão popular, por meio da ferramenta Itajaí Decide, e os estudos acadêmicos do laboratório de Transporte e Logística (LabTrans), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Com o sinal verde do TCE-SC, será aberto o processo licitatório de concorrência pública para a empresa responsável por operar o transporte público em Itajaí. A nova licitação será inovadora no pagamento das tarifas, baldeações e acompanhamento do trajeto via aplicativo. O documento também estabelece a quantidade mínima de ônibus e o tempo de concessão. Tudo isso para oferecer o transporte público que os itajaienses anseiam e merecem.
Um dos desejos da população era a possibilidade de se pagar uma tarifa única e utilizar o serviço de transporte durante todo o dia. O novo edital prevê essa vantagem: uma tarifa com embarques ilimitados durante o dia. Outro pedido dos moradores que será atendido é o aumento da frota de ônibus. O edital exige a disponibilização de no mínimo 45 ônibus, sendo 13 micro-ônibus e cinco articulados. Todos os veículos deverão contar com ar-condicionado, sistema de wi-fi e entradas USB para carregamento de equipamentos eletrônicos.
Essa quantidade de ônibus transitará no município por linhas circulares, alimentadoras, troncais, especiais e rurais. Com essa nova lógica no transporte público, o usuário não precisará fazer a baldeação nos terminais de ônibus, além de oferecer um sistema utilizado em metrôs com linhas azuis, amarelas e verdes para identificar cada rota.
Itajaí Decide
Ferramenta de consulta popular criada pelo Município, o Itajaí Decide foi um dos norteadores das propostas para concessão do transporte público municipal. Entre as escolhas dos itajaienses contempladas no edital está a prioridade para o pedestre na mobilidade urbana, a tarifa única com viagens ilimitadas, descontos e benefícios para usuários de transporte público, faixas exclusivas e prioritárias para ônibus e aplicativo para acompanhamento dos ônibus.
O edital também leva em consideração o estudo elaborado pelo laboratório de Transporte e Logística (LabTrans), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) para a concessão de 20 anos do transporte público na cidade.
Mudanças a partir da contratação da nova empresa
O secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação Rodrigo Lamim destaca que as mudanças serão implantadas a partir da assinatura do contrato com a concessionária vencedora da licitação. “Por enquanto, seguimos com os serviços da contratação emergencial. As melhorias transformarão o modo de deslocamento na cidade, mas é necessário seguir os trâmites legais”.
Conheça as linhas
As chamadas “linhas troncais” terão origem no Terminal da Fazenda e seguirão nos eixos em direção à Praia Brava, Santa Regina, terminais da Ressacada, Cordeiros e Rodoviária. São linhas rápidas e semi-diretas pelas principais vias da cidade, ligando bairros com grande número de usuários.
Já as “linhas alimentadoras” ligam os eixos troncais de Itajaí. Os ônibus circularão em vias como as avenidas Ministro Luiz Gallotti, Campos Novos e ruas Indaial, José Pereira Liberato, entre outras.
As “linhas circulares” serão focadas nos bairros com micro-ônibus para ligar nas linhas alimentadoras e troncais. Com o objetivo de aproximar o usuário ao transporte coletivo, os veículos desta linha passarão pelos órgãos públicos nos bairros da cidade como creches, escolas e postos de saúde.
Algumas “linhas especiais” focarão na vocação turística de Itajaí e nos eixos de concentração empresarial para incentivar o uso de vale transporte pelos funcionários. Por fim, a “linhas rurais” terão algumas alterações ganhando uma maior frequência.
Vantagens para os passageiros
A compra da passagem única válida por um dia será opcional. O usuário também poderá adquirir planos semanais e mensais. Nestas modalidades, os usuários poderão ter um plano de vantagens com descontos nas passagens e até em lojas, parques e cinema. Já os que não utilizarem muito o serviço, poderão optar pelo pagamento de viagens individuais.
Além disso, as baldeações e trocas de linhas sem acréscimo no valor da passagem serão ilimitadas e possíveis em qualquer ponto de ônibus do percurso. A medida visa a incentivar a integração com outras formas de se transportar como bicicleta, patins. Atualmente, o usuário precisa trocar de linhas sem custos só nos terminais Cordeiros, Fazenda ou Ressacada para mudar de rota. O pagamento das passagens também será flexibilizado pela internet e aplicativos.
COMENTE ESSA HISTÓRIA
Cidade
Município de Itajaí será reabastecido com AstraZeneca quinta-feira (21)
21/10/2021 - 12H52MIN
Cidade
Geração de emprego cresce 15,5% em um mês e bate novo recorde em Itajaí
31/08/2021 - 14H33MIN
Cidade
Itajaí tem alta taxa de adesão à segunda dose da vacina contra Covid-19
21/04/2021 - 14H38MIN
Cidade
Com descontos de até 70%, Itajaí Shopping participa da Semana do Brasil
04/09/2020 - 11H47MIN
Cidade
Fim de semana tem festas fechadas e estabelecimentos interditados em BC
30/06/2020 - 10H27MIN
Cidade
Coronavírus Itajaí: 95% dos casos ativos ficam em isolamento domiciliar
09/06/2020 - 17H24MIN
Cidade
Itajaí: Construção de unidades básicas de saúde está em ritmo acelerado
20/04/2020 - 15H29MIN
Cidade
Blumenau ganha único Centro de Referência Paralímpico em Santa Catarina
31/01/2020 - 11H23MIN
Cidade
Ação garante transferência de paciente com helicóptero da PM em Itapema
14/01/2020 - 07H26MIN
Cidade
Iniciada a maior obra de prevenção de alagamentos da história de Itajaí
13/01/2020 - 16H46MIN
Cidade
Nova gestora operacional da Águas de Penha é apresentada ao Legislativo
02/04/2019 - 15H22MIN
Cidade
Itajaí: Juntos Pelo Rio reúne mais de mil voluntários neste sábado (23)
25/03/2019 - 16H04MIN
Cidade
Itapema: Mais de 40 pacientes são beneficiados com cirurgia de catarata
21/01/2019 - 15H08MIN
Cidade
Piçarras: Vigilância em Saúde intensifica fiscalização sobre ambulantes
10/12/2018 - 16H57MIN
Cidade
Itajaí: Definida a liberação de recursos do financiamento internacional
10/12/2018 - 16H29MIN
Cidade
Prefeitura de Camboriú promoveu dia de saúde e beleza para agricultoras
26/10/2018 - 14H25MIN
Cidade
Procon de Balneário Piçarras promove Mutirão de Renegociação de Dívidas
23/10/2018 - 14H53MIN
Cidade
32ª Marejada gera quase 100 novas oportunidades de empregos temporários
02/10/2018 - 09H46MIN
Cidade
Filme de egressos da Univali é selecionado no Circuito Penedo de Cinema
28/09/2018 - 14H29MIN
Cidade
Brusque: previsão de alagamentos continuam em dois trechos da Beira Rio
04/09/2018 - 10H44MIN
Cidade
Itajaí: CIS terá Centro de Especialidades Odontológicas ainda neste ano
15/08/2018 - 14H33MIN
Cidade
Secretaria de Saúde de Camboriú publica alterações no Processo Seletivo
06/03/2018 - 19H14MIN
Cidade
Prefeitura contrata empresa para prestar serviços no Cemitério da Barra
30/01/2018 - 18H10MIN
Cidade
Penha: Comitê dá parecer favorável à captação de água no rio Luiz Alves
30/01/2018 - 11H41MIN
Cidade
Itajaí amplia Escola da Inteligência para 31 unidades escolares em 2018
16/01/2018 - 23H32MIN
Cidade
Balneário Camboriú ultrapassou a marca de 4 milhões de turistas em 2017
08/01/2018 - 09H36MIN
Cidade
Definidas as normativas para uso da faixa de areia para Verão 2017/2018
21/12/2017 - 08H00MIN
Cidade
Itajaí promove conscientização contra trabalho infantil durante o verão
08/12/2017 - 18H32MIN
Cidade
Samae de Blumenau alerta para cobrança indevida na troca de hidrômetros
19/10/2017 - 08H10MIN
Cidade
Prefeitura de Camboriú paga primeira parcela do 13º salário esta semana
18/10/2017 - 15H10MIN
Cidade
Selecionadas as entidades para auxiliar na alimentação da Marejada 2017
26/09/2017 - 09H00MIN
Cidade
Pronatec Voluntário será oferecido para moradores de Balneário Camboriú
18/09/2017 - 08H19MIN
Cidade
Vigilância Epidemiológica orienta para eliminação de caracóis africanos
19/06/2017 - 10H01MIN
Cidade
Município realiza ação de limpeza em casa do bairro Cordeiros em Itajaí
13/06/2017 - 17H28MIN
Cidade
Secretaria de Saúde oferece transporte para camboriuenses doarem sangue
13/06/2017 - 17H08MIN
Cidade
Resgate Social atendeu 196 pessoas no mês de maio em Balneário Camboriú
13/06/2017 - 10H08MIN