A área ambiental de Itajaí recebeu fortes investimentos em 2017. Recuperação de parte da restinga da Praia Brava, escola sustentável, trilha noturna, aplicativo para denúncia ambiental e Projeto de Castração de animais da Vila da Paz foram algumas das ações da Fundação do Meio Ambiente de Itajaí (FAMAI).

No total, foram expedidas 405 licenças, uma média de 37 licenças por mês. Um dos fatores que contribuíram para o grande número de licenças foi a agilidade da equipe da Famai: 82% dos processos analisados foram finalizados em 2 meses, sendo que o prazo máximo legal é de 3 meses.

Em 2017, foram realizadas 95 palestras, 503 castrações em animais, 10687 mudas foram doadas, 16058 mudas produzidas e 14533 visitaram o Parque do Atalaia.

“Estamos felizes com o trabalho realizado esse ano e já temos grandes ações agendadas para 2018. O objetivo sempre é contribuir para a preservação do meio ambiente e na melhoria da qualidade de vida dos itajaienses.”, comentou o Superintendente da Famai, Victor Valente Silvestre.

Para o próximo ano, a Famai tem algumas ações em andamento: reforma do Centro de Educação Ambiental, requalificação do espaço do mirante do Parque do Atalaia, sistema digital de licenciamento ambiental, digitalização dos processos de licenciamento ambiental, demarcação e requalificação do Parque da Ressacada.

Veja abaixo as principais ações promovidas pela Famai em 2017:


1. PROJETO LIGA NA REDE: Projeto de ligação na rede publica de coleta e tratamento de efluentes na bacia do Ribeirão do Cassino da Lagoa. Mais de 2.000 pessoas atendidas e interrupção em mais de 100 kg de matéria orgânica que eram despejados no Ribeirão.


2. GESTÃO DE PRAIAS: Encaminhamento do Termo de Delegação à gestão de praias urbanas e elaboração da instrução normativa que irá disciplinar o uso da faixa de areia nas praias de Itajaí.


3. RECUPERAÇÃO DE RESTINGA: Realização do projeto de recuperação de parte da restinga da Praia Brava com retirada de espécies exóticas e plantio de espécies nativas.


4. CERCAMENTO DA PRAIA BRAVA: Realização de parceria com a iniciativa privada para cercamento de mais de 500 metros lineares da restinga da Praia Brava.


5. FAMAI NOS BAIRROS: Idealização e realização do Projeto FAMAI nos bairros, iniciado neste ano de 2017, que promoveu mais de 56 palestras e o plantio de 8 hortas escolares, levando educação ambiental à população de Itajaí


6. MATERIAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL: Produção de mais de 10.000 exemplares de material de educação ambiental, sem custo, financiado através de parceria com a Editora Ambiental.


7. SEMANA DO MEIO AMBIENTE: Realização da XXII Semana do Meio Ambiente com mais 20 atividades durante os dias 05 a 10/06.


8. TRILHA NOTURNA: Realização da trilha noturna do parque do Atalaia, que reuniu mais de 130 pessoas em 7 edições.


9. ESCOLA SUSTENTÁVEL: Conclusão das obras da escola Padre Jardim Anchieta, a primeira escola sustentável de Itajaí.


10. AQUISIÇÃO DE UM DRONE: Aquisição de um Drone para realização de fiscalização ambiental e vistorias em processos de licenciamento ambiental.


11. MICROCHIPAGEM DE ANIMAIS: Abertura processo licitatório para microchipagem de animais, ferramenta mais eficaz e segura para o controle dos animais.


12. APLICATIVO FAMAI: Desenvolvimento do aplicativo da FAMAI, um aplicativo único em toda Santa Catarina, sendo a única fundação de meio ambiente do estado, capaz de atender denúncias ambientais através de fotos georeferenciadas.


13. DIAGNÓSTICO SOCIOAMBIENTAL: Abertura de processo licitatório do diagnóstico socioambiental da área urbana do município, a fim de subsidiar os estudos do plano diretor, identificando as áreas urbanas consolidadas.


14. DEFESA DE AUTOS DE INFRAÇÃO: Realização de um convênio com o Escritório Modelo de Advocacia da UNIVALI para oportunizar as defesas de autos de infração de pessoas hipossuficientes.


15. PROJETO VILA DA PAZ: Realização do Projeto de Castração da Vila da Paz, em conjunto com a Sec. de Saúde, resultando na castração de mais de 287 animais.


16. CENTRAL DE TRIAGEM: Conclusão das obras da Central de Triagem e Reciclagem de Resíduos Sólidos Municipais, com recursos decorrentes de acordo judicial.


17. MAREJADA: Participação na MAREJADA com distribuição de mais 1450 mudas de espécies nativas e doação de 26 animais nos 11 dias.

COMENTE ESSA HISTÓRIA