A área da saúde tem recebido uma série de investimentos do Município de Itajaí que visam melhorar a qualidade de vida da população. Somente no ano passado, foram aplicados mais de R$ 300 milhões em melhorias e serviços do Sistema Único de Saúde (SUS). Entre as ações desenvolvidas desde 2017 estão: inauguração do Centro Integrado de Saúde (CIS), contratação de mais médicos, revitalização de postos de saúde, mutirão de exames e cirurgias, implantação de novas tecnologias, ampliação de atendimentos, entre outros.

“Os números comprovam que a saúde de Itajaí está cada vez melhor graças aos investimentos realizados. Mas ainda temos muito para fazer para beneficiar a população, por isso nosso trabalho não para”, destaca o prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni.


Atendimentos

O montante investido em Saúde resulta em mais de 300 mil atendimentos por mês na rede pública. Somente nas unidades básicas de saúde são realizados em torno de 40 mil atendimentos mensais. Além disso, os agentes comunitários de saúde fizeram mais de 400 mil visitas domiciliares de janeiro a setembro de 2019. Já as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da cidade realizam aproximadamente 25 mil atendimentos por mês.

E para garantir atendimento à comunidade, o Município contratou no período 294 novos profissionais de saúde, como médicos, enfermeiros, técnicos, entre outros servidores.


Exames

Além dos mais de três milhões de exames realizados no município em 2017 e 2018, a Secretaria de Saúde viabilizou outros 65 mil exames especializados por meio de mutirão. Também foram feitas 2.800 cirurgias eletivas em mutirões em hospitais da região nesse período.


Centro Integrado de Saúde

Um dos maiores complexos municipais de saúde de Santa Catarina, o Centro Integrado de Saúde (CIS) de Itajaí foi uma das principais conquistas dos itajaienses. Com dois anos de atuação, é referência na região e já realizou mais de 600 mil atendimentos. A unidade, que conta com mais sete mil metros quadrados, reúne diversos serviços de saúde e recebe uma média de duas mil pessoas por dia.


Revitalização

Desde 2017, outro compromisso assumido pela gestão municipal foi com a manutenção e melhoria das unidades de saúde. Já foram revitalizados 20 postos de saúde e outros três estão em construção: Rio Bonito, Bambuzal e São Francisco de Assis. A Secretaria de Saúde também tem projetos para ampliação e reforma de mais unidades nos próximos meses. 

COMENTE ESSA HISTÓRIA