As obras da 1ª etapa da nova Bacia de Evolução devem encerrar antes do prazo. Isso porque a Draga Backhoe Simson completa, nesta quinta-feira (4), catorze dias ininterruptos de trabalho. As operações seguem 24h por dia e a conclusão das obras tem previsão para o fim de setembro. A modificação impacta de forma direta e positiva na economia de Itajaí com a possibilidade de atracações para navios maiores no Porto de Itajaí.

As obras da Bacia de Evolução iniciaram em março de 2016. No último dia 30 de maio. O Município de Itajaí assumiu a conclusão das obras com a assinatura do aditivo e assegurar o valor total de R$ 45,1 milhões destinados à reestruturação do novo acesso aquaviário do Complexo Portuário de Itajaí.

Com a conclusão da primeira etapa navios de até 336 metros de comprimento atracarão nos terminais. “O Complexo Portuário de Itajaí é um dos mais potentes do Brasil e com a finalização desta primeira etapa das obras da Bacia, nos credenciamos para atender grandes embarcações e assim movimentar a economia do nosso Porto”, pontuou o prefeito Volnei Morastoni.

A realocação do molhe norte possibilitará que o canal de acesso em ambos os molhes (sul e norte) fique com a largura de 170 metros de distância. Para o giro de manobras de navios na Bacia de Evolução, a capacidade será de 500 metros de diâmetro e 14 metros de profundidade.

Cuidados com o meio ambiente

A Superintendência do Porto de Itajaí, por meio da Gerência de Meio Ambiente (GEAMB/SPI), realiza comunicados para os pescadores de Itajaí e Navegantes a respeito da área de despejo das dragagens. O Programa de Monitoramento Ambiental e Acompanhamento da Pesca Artesanal, coordenado pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali), é parceiro da Superintendência do Porto de Itajaí desde 2005.

“É importante que façamos o controle ambiental da região, em específico das obras da nova bacia de evolução. Esse e outros trabalhos fazem parte de exigências e normas de licenciamento de órgãos ambientais”, destaca Jurandir Pereira Filho, Coordenador de Monitoramento Ambiental da Univali.

Segunda etapa

O superintendente do Porto de Itajaí Fábio Veiga se reuniu o secretário de estado da Infraestrutura e Mobilidade de Santa Catarina Carlos Hassler na última segunda-feira de junho (24). 

COMENTE ESSA HISTÓRIA