A Prefeitura de Joinville, no Norte do estado, decretou na tarde desta segunda-feira (29) situação de emergência no município por conta das fortes chuvas de 16 e 17 de janeiro. O executivo calcula R$ 2.337.164,06 em prejuízos. A prefeitura estima que 53 mil moradores e mais de 21 mil casas tenham sido afetados.

Nos dias das fortes chuvas, Joinville registrou alagamentos de ruas e casas. Segundo a prefeitura, precisarão ser feitas obras nos sistemas de micro e macrodrenagem, recuperação de pontes, pavimentação, muros e a limpeza e desobstrução de rios e canais.

Posto de saúde no bairro Jardim Paraíso ficou alagado em Joinville (Foto: Marcos Pereira/NSC TV) Posto de saúde no bairro Jardim Paraíso ficou alagado em Joinville (Foto: Marcos Pereira/NSC TV)

Posto de saúde no bairro Jardim Paraíso ficou alagado em Joinville (Foto: Marcos Pereira/NSC TV)

O município também assinou solicitação de reconhecimento federal de situação de emergência. O documento foi encaminhado ao secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Renato Newton Ramlov, em Brasília.

No pedido, a prefeitura afirma que os danos comprometeram a capacidade de resposta do poder público municipal e que, por isso, precisa de ajuda financeira complementar por parte do governo federal “para ações de socorro e assistência à população, restabelecimento de serviços essenciais e a reabilitação de cenário”.

Bairro Jardim Sofia em Joinville também ficou muito alagado  (Foto: Jéssica Cardozo/Divulgação) Bairro Jardim Sofia em Joinville também ficou muito alagado  (Foto: Jéssica Cardozo/Divulgação)

Bairro Jardim Sofia em Joinville também ficou muito alagado (Foto: Jéssica Cardozo/Divulgação)

A prefeitura também pede que os moradores afetados tenham como sacar o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).

De acordo como o decreto, choveu 203 milímetros em 24 horas entre os dias 16 e 17 de janeiro. Isso equivale a 80% da média histórica para o mês.

Chuva alaga ruas de Joinville na noite de 16 de janeiro (Foto: Cinthia Raasch/NSC TV) Chuva alaga ruas de Joinville na noite de 16 de janeiro (Foto: Cinthia Raasch/NSC TV)

Chuva alaga ruas de Joinville na noite de 16 de janeiro (Foto: Cinthia Raasch/NSC TV)

Os bairros atingidos foram:

América

Anita Garibaldi

Atiradores

Aventureiro

Boa Vista

Boehmerwald

Bom Retiro

Bucarein

Centro

Costa e Silva

Dona Francisca

Fátima

Floresta

Glória

Guanabara

Iririú

Itaum

Itinga

Jardim Iririú

Jardim Paraíso

Jardim Sofia

Jarivatuba

João Costa

Morro do Meio

Nova Brasília

Paranaguamirim

Parque Guarani

Petrópolis

Pirabeiraba

Profipo

Rio Bonito

Saguaçu

Santa Catarina

Santo Antônio

São Marcos

Vila Cubatão

Vila Nova

Zona Industrial Norte

COMENTE ESSA HISTÓRIA