Sol e calor são sinônimos de praias lotadas em Itajaí. Para manter os locais limpos na temporada de verão, o Município de Itajaí aumentou significativamente as equipes de coleta e também pede a conscientização e colaboração dos visitantes e moradores para manter a cidade como referência em Santa Catarina, com 100% de praias próprias para banho. Somente na terça-feira, primeiro dia do ano, foram retiradas da orla cerca de 40 toneladas de resíduos comuns. A força-tarefa iniciou no dia 16 de dezembro de 2018 e segue até 03 de março de 2019.

Com o aumento do movimento no litoral, a quantidade de resíduos retirados em toda a cidade cresce em média 12% e passa de 5,6 mil para 6,3 mil toneladas por mês. Já no primeiro dia de 2019, em função das comemorações de virada do ano, a quantidade recolhida somente nos bairros Praia Brava e Cabeçudas teve um acréscimo de 42% em relação ao coletado diariamente nesses locais durante o ano.

Reforço e programação especial

A força-tarefa para a alta temporada conta com uma equipe de 51 funcionários atuando somente nas praias, sendo que 34 trabalham de segunda a sábado nos bairros Praia Brava e Cabeçudas, os mais procurados por moradores e turistas. Além disso, uma equipe extra de 15 pessoas realiza a coleta na orla de Itajaí todos os domingos. O recolhimento do lixo começa diariamente às 6h e as equipes das praias estendem os trabalhos até a Beira-Rio.

Além da limpeza da faixa de areia, a empresa responsável pela coleta, a Ambiental, realiza o recolhimento e troca dos sacos das lixeiras espalhadas pelas praias.

Ajude a cuidar das praias

Todas as praias de Itajaí estão hoje próprias para banho. E, além do trabalho realizado pelos profissionais de limpeza, os frequentadores também podem contribuir com o meio ambiente e para manter os 100% de balneabilidade no município.

Simples ações fazem toda a diferença. Sempre que possível, leve uma sacola para colocar o lixo que você produziu. Quando for embora da praia, deposite tudo em uma das lixeiras espalhadas pela faixa de areia. Não deixe nada espalhado pela orla.

Para quem gosta de levar lanches e bebidas de casa é aconselhável utilizar embalagens reutilizáveis para evitar pacotes plásticos, garrafas e outros objetos descartáveis.

Mesmo com todos os cuidados, o vento pode ser um inimigo e levar os resíduos para longe e até mesmo para o mar. Quando isso acontecer, recolha e encaminhe tudo até a lixeira mais próxima. A qualidade da água e o equilíbrio do mar são comprometidos pelo lixo, as espécies marinhas são afetadas e, a longo prazo, as praias podem até deixar de existir.

Os interessados em participar mais ativamente da preservação do meio ambiente e das praias de Itajaí podem participar dos mutirões de limpeza organizados pela Fundação Municipal do Meio Ambiente e outras entidades durante o ano todo.


O que você achou desta notícia? Deixe sua opinião na seção de comentários abaixo.

Quer receber as notícias em primeira mão?

Participe do nosso canal no Telegram:

https://t.me/manchetedovale (@manchetedovale)

Entre em contato também pelo WhatsApp: (47) 9 9969-1277


COMENTE ESSA HISTÓRIA