A partir do decreto municipal n° 11.868/2020, deverão ser publicadas novas medidas para enfrentamento à doença em todo o município.
Com o decreto, o Município recomenda que a população evite ambientes com aglomeração de pessoas, devendo ser evitado shows, eventos em ambientes fechados, casas noturnas, shopping, festas particulares e similares.
Em reunião na manhã desta terça-feira (17) com gestores municipais, o prefeito Volnei Morastoni atualizou a situação na cidade e reforçou que medidas mais restritivas deverão ser tomadas para evitar a transmissão da doença.
O número de casos suspeitos de coronavírus em Itajaí subiu para 43 nesta terça-feira (17). Destes casos, 10 já foram descartados e outros 33 aguardam resultado do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) de Santa Catarina. Ao todo, a Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde monitora em domicílio 178 pessoas que viajaram para o exterior, sejam elas assintomáticas ou sintomáticas à doença.
“Embora não tenhamos nenhum caso confirmado de coronavírus em Itajaí, precisamos ter consciência de que a transmissão dessa doença é muito rápida e não podemos contar com a sorte. Cada pessoa também deve ser responsável, evitar aglomerações, manter a devida higienização das mãos e buscar ajuda se apresentar sintomas”, afirma Morastoni.
Cancelamentos de atividades promovidas pela administração pública, bem como outras medidas de enfrentamento à doença nas mais diversas áreas serão divulgados ao longo dos próximos dias por meio de portarias e instruções normativas das secretarias municipais.
O decreto municipal também dispensa o processo de licitação para aquisição de bens, serviços e insumos de saúde destinados ao enfrentamento desta emergência em saúde pública. Além disso, estabelece o Comitê de Prevenção, Orientação e Enfrentamento do Coronavírus como responsável pelo monitoramento e realização das ações necessárias ao combate da epidemia em Itajaí.
Oficializado Comitê de Enfrentamento
Outro decreto é o de n° 11.866/2020, que cria oficialmente o Comitê de Prevenção, Orientação e Enfrentamento ao Coronavírus. Em atividade desde sexta-feira (13), o grupo composto por 32 representantes das iniciativas pública, privada e da sociedade civil organizada tem como missão planejar, organizar e controlar ações de prevenção à transmissão do vírus, bem como divulgar à população informações relativas a essas ações.
São realizadas reuniões diárias para, com muita responsabilidade, definir as melhores estratégias para Itajaí. A partir do Comitê, também foi criado um grupo técnico para debater questões pontuais da pandemia no município.
A população deve evitar as notícias de fontes duvidosas. Informações confiáveis sobre a situação no município podem ser obtidas pelo site itajai.sc.gov.br/coronavirus, atualizado diariamente para bem atender toda a população.
COMENTE ESSA HISTÓRIA
Cidade
Geração de emprego cresce 15,5% em um mês e bate novo recorde em Itajaí
31/08/2021 - 14H33MIN
Cidade
Itajaí tem alta taxa de adesão à segunda dose da vacina contra Covid-19
21/04/2021 - 14H38MIN
Cidade
Com descontos de até 70%, Itajaí Shopping participa da Semana do Brasil
04/09/2020 - 11H47MIN
Cidade
Fim de semana tem festas fechadas e estabelecimentos interditados em BC
30/06/2020 - 10H27MIN
Cidade
Coronavírus Itajaí: 95% dos casos ativos ficam em isolamento domiciliar
09/06/2020 - 17H24MIN
Cidade
Itajaí: Construção de unidades básicas de saúde está em ritmo acelerado
20/04/2020 - 15H29MIN
Cidade
Blumenau ganha único Centro de Referência Paralímpico em Santa Catarina
31/01/2020 - 11H23MIN
Cidade
Ação garante transferência de paciente com helicóptero da PM em Itapema
14/01/2020 - 07H26MIN
Cidade
Iniciada a maior obra de prevenção de alagamentos da história de Itajaí
13/01/2020 - 16H46MIN
Cidade
Nova gestora operacional da Águas de Penha é apresentada ao Legislativo
02/04/2019 - 15H22MIN
Cidade
Itajaí: Juntos Pelo Rio reúne mais de mil voluntários neste sábado (23)
25/03/2019 - 16H04MIN
Cidade
Itapema: Mais de 40 pacientes são beneficiados com cirurgia de catarata
21/01/2019 - 15H08MIN
Cidade
Piçarras: Vigilância em Saúde intensifica fiscalização sobre ambulantes
10/12/2018 - 16H57MIN
Cidade
Itajaí: Definida a liberação de recursos do financiamento internacional
10/12/2018 - 16H29MIN
Cidade
Prefeitura de Camboriú promoveu dia de saúde e beleza para agricultoras
26/10/2018 - 14H25MIN
Cidade
Procon de Balneário Piçarras promove Mutirão de Renegociação de Dívidas
23/10/2018 - 14H53MIN
Cidade
32ª Marejada gera quase 100 novas oportunidades de empregos temporários
02/10/2018 - 09H46MIN
Cidade
Filme de egressos da Univali é selecionado no Circuito Penedo de Cinema
28/09/2018 - 14H29MIN