Só nestes primeiros dias de 2019, três ações ampliaram o escoamento das águas das chuvas nos bairros Fazenda e Cordeiros. Já no ano passado, foram implantados quase oito quilômetros de novas tubulações e galerias. Os serviços de manutenção e limpezas das bocas de lobo e redes de drenagem pluvial também serão ampliados a partir de segunda-feira (28).

Durante o mês de janeiro, três ações da Secretaria de Obras ampliaram a o escoamento das águas das chuvas nos bairros Fazenda e Cordeiros. Além de 550 metros de tubulação de drenagem, a ponte sobre o ribeirão Schneider recebe a elevação em 40 centímetros, o que garantirá melhor vazão. Outra importante obra implantará mais 245 metros de galerias no bairro São Judas. Os trabalhos iniciam na segunda-feira (28) na rua Angelo Rodi.

Já em 2018, o Município de Itajaí implantou quase oito quilômetros de tubulação e galerias. As regiões de Dom Bosco, Praia Brava, Espinheiros, Cordeiros, Nossa Senhora das Graças, Ressacada, Paciência, Santa Regina, Barra do Rio, Canhanduba, Murta, Salseiros, Fazenda e Centro foram as contempladas com a ampliação da capacidade das redes de drenagem.

Na macrodrenagem do Centro de Itajaí, por exemplo, foram investidos R$ 4,6 milhões para resolver o problema de alagamentos e garantir o escoamento das águas durante as enxurradas. O conjunto de galerias solucionou os problemas crônicos de alagamentos nas avenidas Joca Brandão, Sete de Setembro, Marcos Konder e Abraão João Francisco, além das ruas Lauro Muller, 15 de Novembro, Camboriú, João Bauer, Alércio de Souza Flor e Carlos Hugo Praun.

Força-tarefa

Outra medida que contribui com o rápido escoamento das águas durante as enxurradas são as bocas de lobo desobstruídas. Por isso, duas equipes formadas por dois caminhões hidrojato, outros dois caminhões, duas retroescavadeiras e 10 trabalhadores ao todo farão uma força-tarefa para garantir a limpeza das bocas de lobo da cidade.

O secretário interino de Obras, Rogério Rocha, explica que os investimentos são constantes. “As equipes de limpeza de bocas de lobo se dedicam com exclusividade nesta função. Trabalhamos na manutenção constante da rede de drenagem, monitoramos as ocorrências nos picos de chuva e atendemos aos pedidos da comunidade”.

A Secretaria de Obras e Serviços Municipais também pede a colaboração dos cidadãos na conservação e limpeza das ruas da cidade para evitar o bloqueio das bocas de lobo e da rede pluvial. 


O que você achou desta notícia? Deixe sua opinião na seção de comentários abaixo.

Quer receber as notícias em primeira mão?

Participe do nosso canal no Telegram:

https://t.me/manchetedovale (@manchetedovale)

Entre em contato também pelo WhatsApp: (47) 9 9969-1277


COMENTE ESSA HISTÓRIA