A Câmara Municipal de Navegantes, representada pelo presidente interino, vereador Cirino Adolfo Cabral Neto (MDB), intermediou encontro entre a Rede Feminina de Combate ao Câncer – RFCC e a Secretaria Municipal de Saúde com a finalidade de promover a redução da fila de espera para exames de ultrassom de mama no município de Navegantes, atualmente em 2.461 pessoas, com apoio da iniciativa privada.

A reunião ocorreu na manhã desta terça-feira (2), às 9 horas, na sede da Secretaria, e estabeleceu o intuito de propiciar a realização de exames de ultrassom de mama utilizando pacientes da fila do SUS, em parceria inédita entre Poder Público, iniciativa privada e a Rede Feminina de Combate ao Câncer.

Participaram do compromisso o vereador Cirino, os representantes da Secretaria Municipal de Saúde, Marluza Trevisan (secretária), Aldo Marques Peres Filho (secretário-adjunto) e Rafael Xavier (assessor técnico), as representantes da RFCC, Eliana Clementina Lopes Cabral (presidente), Normélia Alexandrino (vice-presidente), Elsir Bernardete Gaya Muller (tesoureira) e Júlia Torres (membro do conselho e também diretora técnica do Citolab Laboratório de Análises Clínicas e Citopatologia de Navegantes, parceiro da iniciativa).

"A Rede Feminina de Combate ao Câncer quer celebrar uma parceria com o Município, através da Secretaria Municipal de Saúde, e com o laboratório Citolab, parceiro da ação, para promover a realização destes exames, fundamentais para o diagnóstico precoce do câncer de mama", declarou a presidente Eliana.

Os representantes da Secretaria Municipal de Saúde agradeceram pela iniciativa da entidade, colocaram o órgão à disposição e, a partir de agora, os encaminhamentos necessários serão feitos para viabilizar a ação. "Vamos avaliar qual a melhor forma de realizarmos este trabalho, respeitando a fila do SUS, e informaremos devidamente à comunidade. Agradecemos em nome de toda a população navegantina pela nobre iniciativa", enalteceu a secretária.

Já o vereador Cirino aproveitou para informar aos participantes que outras ações deste gênero estão sendo estudadas, em outras especialidades médicas, com a possibilidade de participação de outras entidades, como Rotary Club e Lions Club de Navegantes.

Informações adicionais na Câmara Municipal de Navegantes pelo telefone (47) 3342-1818



COMENTE ESSA HISTÓRIA