Na temporada de 2019/2020, a região recebeu nota 4,44 (em avaliação de 0 a 5 pontos) na Pesquisa de Demanda Turística, realizada pela equipe do Consórcio Intermunicipal de Turismo da Costa Verde & Mar (Citmar). Neste ano, a amostra será aplicada em pontos turísticos das nove cidades e tem o objetivo de coletar 4,14 mil respostas, de janeiro até março. Na pesquisa, o turista avaliará atrativos naturais, balneabilidade das praias, conservação do entorno, hospitalidade, lazer e cultura, pontos de acesso, segurança, trânsito, entre outros.

Em 2021, a pesquisa também avaliará o desempenho da região durante a pandemia e questionamentos relacionados à Bandeira Azul, por exemplo, se os visitantes consideram a certificação de acordo. Nessa temporada, além da equipe de pesquisadores, um representante de cada município poderá participar da pesquisa, monitorando os detalhes da aplicação e dar mais informações sobre a região.

Realizada há seis anos consecutivos na Costa Verde & Mar, a amostra é primordial para apontar as ações que estão de acordo com os interesses dos visitantes e quais as áreas precisam de ajustes. Só na alta temporada de 2020, Balneário Camboriú recebeu em torno de 1,4 milhão de turistas, de acordo com a Estimativa de Fluxo Turístico, sendo a 1ª colocada entre as cidades catarinenses e a 4ª colocada no ranking nacional de qualidade de vida, em estudo desenvolvido pela Fiocruz.


COMENTE ESSA HISTÓRIA