A busca pelo primeiro emprego é sempre um momento de muita apreensão e questionamentos ao jovem, que por diversas vezes, fica sem saber como acessar ao mercado de trabalho ou até mesmo, como se comportar em uma entrevista. Esclarecer estas dúvidas, oferecer dicas e orientações é o principal objetivo das oficinas que a prefeitura de Balneário Piçarras está promovendo com foco em jovens cadastrados no Sistema Único de Assistência Social – SUAS.

As oficinas, que já se iniciaram, terão um total de três encontros, com os próximos nos dias 28 de março e 04 de abril, das 14h às 16h, no CRAS de Balneário Piçarras. "O grupo de trabalho para desenvolvimento das oficinas tem cerca de 20 jovens com faixa etária entre 14 e 24 anos. As oficinas também são abertas a interessados de toda a comunidade" comentou Gisele Cardoso, coordenadora do Programa Acessuas Trabalho, da secretaria de Assistência Social.

As oficinas estão sendo realizadas em uma parceria com o Centro de Integração Empresa Escola – CIEE. Os temas abordados nos encontros são referente ao CIEE e os programas de estágio e aprendizagem, vantagens de permanecer na escola, marketing pessoal, jovem empreendedor, voluntariado e o mercado de trabalho.

"Queremos contribuir com informações, orientações acerca do mundo do trabalho para adolescentes e jovens, fomentando o ingresso no primeiro emprego, demonstrando também as oportunidades em programas de estágio e jovem aprendiz", explicou a secretária de Assistência Social, Ana Paula Ribeiro Stiebler.

O jovem que participa das oficinas é cadastrado automaticamente no banco de dados do Programa Acessuas Trabalho e do CIEE, sendo informado sempre que houver vaga disponível em Balneário Piçarras e, que se encaixe no perfil.

Acessuas Trabalho

O Programa de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas Trabalho) é um Programa Nacional, articulado pelo governo municipal, que tem por finalidade promover o acesso dos usuários da Assistência Social ao mundo do trabalho. A iniciativa se consolida em um conjunto de ações de articulação de políticas públicas de trabalho, emprego e renda e de mobilização e encaminhamento de pessoas em situação de vulnerabilidade e/ou risco social, para acesso a oportunidades a políticas afetas ao trabalho e emprego.


COMENTE ESSA HISTÓRIA