A Secretaria de Saúde de Balneário Piçarras zerou a fila de espera para os exames de ultrassonografia de gestantes. Por meio de mutirões, todas as gestantes da cidade foram atendidas com o número de exames exigidos pelo Ministério da Saúde.

De acordo com a enfermeira da Atenção Básica, Ivia Rodrigues, ao longo da gestação são realizados dois ultrassons: um no primeiro trimestre e o outro no último trimestre. "No primeiro é verificado a quantidade de embriões, localização da gravidez, tempo de gestação. Já no segundo verifica-se a anatomia do feto e risco de doença genética".

Apesar da agilidade na realização das ultrassonografias, a Secretaria registra um alto índice de ausentes aos exames. Atualmente, há 197 mulheres gestantes em Balneário Piçarras que utilizam dos serviços voltados diretamente a elas. Consultas obstétricas, vacinação, suplementação ferrosa e testes rápidos estão na relação de atendimentos.

Atualmente o perfil de gestantes é de mulheres com idade entre 24 a 37 anos e geralmente na segunda ou terceira gravidez. Segundo o protocolo da Rede Cegonha, do Sistema Único de Saúde, elas devem realizar seis consultas obstétricas ao longo da gestação para acompanhar a evolução do bebê.


Testes Rápidos de Gravidez Gratuitos

A Secretaria de Saúde de Balneário Piçarras informa que oferece gratuitamente, em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município, o teste rápido de gravidez. Para ter acesso, basta procurar a UBS do bairro e conversar com a enfermeira responsável.

"Esse teste garante diagnóstico rápido e possibilita que a mulher comece o pré-natal assim que a gravidez é confirmada. Além disso, favorece ações de planejamento para as mulheres com resultado negativo", detalha a secretária de Saúde, Bruna Emanuela Machado.

A oferta de teste rápido de gravidez pelo SUS está inserida na estratégia da Rede Cegonha, que consiste numa rede de cuidados que visa assegurar à mulher o direito ao planejamento reprodutivo bem como atenção humanizada durante a gravidez, o parto e após o nascimento.

COMENTE ESSA HISTÓRIA