O prefeito de Blumenau, Napoleão Bernardes, sancionou mais duas leis para a área da cultura, ambas de autoria do Executivo. Uma instituiu o Museu de Rua do Centro Histórico, no âmbito da Secretaria de Turismo e Lazer (Sectur) e da Fundação Cultural de Blumenau (FCBlu). Já a outra transformou o Fundo Municipal de Apoio à Cultura (FMAC) em Prêmio Herbert Holetz.

O Museu de Rua do Centro Histórico tem como objetivo a formação de um complexo museológico no Centro, com um roteiro preestabelecido, que abrange edificações, museus, primeiras vias públicas do município e praças. Por meio desta lei, a Prefeitura pretende efetivar uma educação patrimonial junto à comunidade, visitantes e turistas, sensibilizando-os sobre a importância do patrimônio na construção da história de Blumenau.

“A lei é fruto do projeto iniciado em nossa gestão que promove a visitação guiada pelo Centro de Blumenau. Incluímos no ano passado o passeio cultural dentro da Semana Nacional dos Museus. Com o sucesso da primeira edição, repetimos no mês de aniversário de Blumenau, com outras duas visitas guiadas pela Rua 15 de Novembro. Com isso, percebemos o quanto o blumenauense pode descobrir sobre a sua própria história”, comenta o presidente da FCBlu, Rodrigo Ramos.

A transformação do Fundo Municipal de Apoio à Cultura (FMAC) em Prêmio Herbert Holetz foi efetivada a fim de facilitar o processo de destinação de recursos públicos para projetos culturais na cidade. O nome escolhido à premiação é uma homenagem ao cinéfilo blumenauense que por muitos anos coordenou as exibições do CineArte da Fundação Cultural de Blumenau.

De acordo com Rodrigo Ramos, a alteração vai fazer toda a diferença para a classe artística. “É algo esperado e vai desburocratizar o processo. Vamos iniciar 2018 buscando produzir o próximo edital já na versão digital. Estou feliz por encerrarmos o ano de maneira positiva para a Fundação Cultural, com tantos avanços”.

Edital para o Prêmio Herbert Holetz

A FCBlu publicou nesta quinta-feira, dia 21, o edital do Prêmio Herbert Holetz, que disponibilizará em 2018 um total de R$ 550 mil para 25 projetos culturais distribuídos por áreas. As inscrições podem ser encaminhadas diretamente à Praça do Cidadão, situada no térreo da Prefeitura de Blumenau, no período entre 22 de janeiro e 23 de março. Todas as informações sobre o edital estão disponíveis aqui.

Integram o Museu de Rua do Centro Histórico:

Ponte Aldo Pereira de Andrade (Ponte de Ferro)

Marco de Chegada dos Primeiros Imigrantes

Praça da Paz

Praça Victor Konder

Monumento 150 anos de Blumenau

Prefeitura Municipal de Blumenau

Locomotiva Macuca

Rua 15 de Novembro - Conjunto Arquitetônico

Teatro Carlos Gomes

Catedral São Paulo Apóstolo

Praça Dr. Blumenau

Mausoléu Dr. Blumenau

Edificação da Fundação Cultural de Blumenau (antiga Prefeitura de Blumenau)

Praça Hercílio Luz

Museu da Cerveja

Museu de Hábitos e Costumes

Alameda Duque de Caxias - "Rua das Palmeiras"

Museu da Família Colonial

Horto Botânico Edith Gaertner

Cemitério de Gatos

Marco Zero

Igreja Evangélica Luterana


 

COMENTE ESSA HISTÓRIA