O primeiro aplicativo completo e integrado ao sistema de gestão de prefeituras do Brasil foi lançado esta semana em Rio do Sul. Chamado de Atende.Net App, o novo recurso permite que qualquer cidadão interaja com a prefeitura sem ter que ir pessoalmente ao prédio da administração municipal nem ter que telefonar para os órgãos.

Quem desenvolveu o aplicativo foi a empresa IPM Sistemas, atual prestadora do serviço de sistemas informatizados da prefeitura. A apresentação do novo recurso será nesta quarta-feira (20), às 9h, no gabinete do prefeito José Thomé.

Pela tela do celular é possível agendar consultas médicas e odontológicas, verificar a disponibilidade de remédios nos postos de saúde, emitir carnês de IPTU, acompanhar processos, consultar débitos com o município e efetuar o pagamento de impostos municipais por meio da leitura automática do código de barras das guias pelos aplicativos de bancos, sem a necessidade de impressão do documento. Além disso, o Atende.Net App permite que o morador tire uma foto e informe à prefeitura, por meio do GPS do próprio smartphone, a existência de buracos nas vias públicas ou o entupimento de bueiros e peça o conserto ao órgão responsável.

Para o prefeito José Thomé, a adoção de um aplicativo que concentre diversos serviços públicos vai ao encontro das facilidades oferecidas pela tecnologia. "O cidadão quer ser autônomo nas suas ações, e não é mais possível que ele ainda seja obrigado a enfrentar filas ou perder tempo com procedimentos que podem ser resolvidos quase que instantaneamente". Thomé acredita que a novidade trará mais organização e eficiência para a prefeitura, por meio da aceleração do andamento de processos em diversas áreas.

Além de melhorar a chegada das demandas ao município, o aplicativo também aproxima a prefeitura do cidadão e facilita a comunicação com ele. É possível mantê-lo informado sobre assuntos relacionados ao perfil cadastrado — se pessoa física ou jurídica — por meio de notificações. O Atende.Net App permite cadastrar várias contas em um mesmo dispositivo, sejam elas de empresas, moradores ou servidores públicos.

A disponibilidade do recurso é ininterrupta, e os serviços podem ser solicitados 24 horas por dia. Os dados estão vinculados ao Portal de Autoatendimento, solução também desenvolvida pela IPM Sistemas baseada na computação em nuvem (cloud computing, em inglês). Essa característica mantém a segurança e confere agilidade ao processamento.

O diretor presidente da IPM, Aldo Luiz Mees, destaca que a solução é inédita no Brasil. "Nenhum outro aplicativo faz parte de um sistema completo de gestão de prefeituras, muito menos que permita o autoatendimento em diversas áreas e com um login único. O que existem são aplicativos independentes ou para a marcação de consultas, ou para informar problemas nas ruas, ou para acessar o carnê de IPTU e guias municipais. A novidade está na integração, que permite fazer tudo isso e outras atividades em um lugar só", diz.

O Atende.Net App tem ainda um caráter social ao facilitar o acesso ao serviço público. Em alguns casos isso é possível por meio dos computadores, mas já se sabe que eles correspondem a cerca de 40% dos acessos à internet. Hoje, 90% da população tem celular.

O aplicativo está disponível para celulares Android e já pode ser baixado. Até o final do ano, a versão para iOS será liberada.

O que você achou desta notícia? Deixe sua opinião na seção de comentários abaixo.

Quer receber as notícias em primeira mão?

Participe do nosso canal no Telegram:

https://t.me/manchetedovale (@manchetedovale)

Entre em contato também pelo WhatsApp: (47) 9 9969-1277


COMENTE ESSA HISTÓRIA