Quem circulou pelas ruas centrais de Rio do Sul nesta segunda-feira (18) deve ter percebido que a quantidade de comerciantes ambulantes diminuiu significativamente. Isso porque, desde quinta-feira (14) os fiscais de posturas do município reforçaram a fiscalização sobre vendedores irregulares. O objetivo é valorizar o comércio legal e garantir a ordem na cidade.

Desde o início do horário diferenciado de Natal do comércio, os dois fiscais do município também iniciaram um acompanhamento especial nas ruas da cidade, inclusive no fim de semana. Pelo menos oito ambulantes irregulares já foram abordados e instruídos a suspenderem as vendas. Até o momento, mercadorias não foram apreendidas pois os comerciantes atenderam de pronto as orientações.

A Guarda Municipal também reforçou o controle com relação a comercialização de produtos, apresentações de talentos e pedidos de esmolas nos semáforos, práticas proibidas. Nos últimos dias, cerca de 10 pessoas foram abordadas e orientadas a pararem imediatamente com as atividades.

A intensificação do combate ao comércio ilegal foi uma solicitação vinda dos lojistas de Rio do Sul que cumprem as exigências do município. "No fim do ano o movimento nas lojas aumenta muito e ambulantes irregulares se aproveitam disso. Desta forma, encaminhamos a situação ao prefeito José Thomé que mobilizou fiscais de posturas, Guarda Municipal e Vigilância Sanitária para realizar uma força-tarefa durante todo o período de compras de Natal", ressalta o secretário de Desenvolvimento Econômico (SEDEC), Paulo José Fiamoncini.

Para os ambulantes que desejarem se regularizar, Fiamoncini explica que é preciso entrar em contato com a SEDEC no (47) 3531-1332 para saber quais as exigências necessárias. Vale lembrar que vendedores de artesanato não se enquadram no perfil de ambulantes ilegais por estarem comercializando artigos produzidos por eles próprios.

Guarda Municipal aumenta vigilância

No período de fim de ano a quantidade de pessoas circulando em locais públicos como praças e parques também aumenta. A Guarda Municipal está atenda a este fluxo e no fim de semana abordou cerca de 20 pessoas suspeitas de estarem utilizando drogas no Parque Harry Hobus. Quatro delas foram encaminhadas a delegacia. O trabalho de vigilância da Guarda será intensificado nesta época festiva para assegurar que a população possa aproveitar com tranquilidade.

O que você achou desta notícia? Deixe sua opinião na seção de comentários abaixo.

Quer receber as notícias em primeira mão?

Participe do nosso canal no Telegram:

https://t.me/manchetedovale (@manchetedovale)

Entre em contato também pelo WhatsApp: (47) 9 9969-1277


COMENTE ESSA HISTÓRIA