Na próxima semana, Balneário Piçarras participa do 34º Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde e do 6º Congresso Norte e Nordeste de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems). Os eventos acontecem entre os dias 25 a 27 de julho, em Belém do Pará, ocasião em que o município vai apresentar seu projeto "Farmácia Natural – Tenda da Saúde", um dos 21 selecionados de Santa Catarina na Mostra Brasil, Aqui tem SUS.

Serão cerca de 300 trabalhos apresentados oralmente pelos autores, divididos em salas com a participação do público e de avaliadores. Os melhores projetos por região serão premiados com o valor de R$ 10 mil reais, os melhores por estado serão registrados em vídeo na próxima temporada dos Webdocs Brasil, Aqui tem SUS e os outros premiados por tema e por sala serão contemplados com medalhas e certificados.

A naturóloga coordenadora do projeto, Priscilla Cardoso Jorge, ressalta que "o projeto Farmácia Natural visa levar à comunidade informações de como obter uma vida mais saudável através do uso correto dos alimentos e plantas medicinais, oferecendo uma opção terapêutica aos usuários do SUS, bem como desenvolver trabalhos educativos através das trocas de saberes entre profissionais e usuários".

A 15ª Mostra Brasil é um espaço de reconhecimento nacional, e contará com um dia completo para as apresentações. A Mostra dá oportunidade para divulgação de experiências exitosas de secretarias municipais de saúde de todos os estados do país com objetivo de mostrar o SUS que dá certo, experiências bem sucedidas que podem inspirar profissionais de saúde e gestores.

A aprovação do projeto de Balneário Piçarras foi sacramentada no mês de maio, durante o 68° Congresso do Congresso de Secretarias Municipais de Saúde de SC (Cosems/SC), em Chapecó. Segundo o secretário de Saúde, Vinício José Santos, o aval do colegiado local e a oportunidade de apresentação em nível nacional revelam que o projeto possui validação técnica e eficácia junto à comunidade. "Esse é o nosso objetivo: projetos que impactem positivamente na vida da nossa população", analisou.

O Projeto Farmácia Natural – Tenda da Saúde consiste na produção de hortas elaboradas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS's). Através de encontros mensais, os usuários recebem orientações de uso para cada planta.


CONASEMS

Este ano, o evento será marcado pela comemoração dos 30 anos do CONASEMS, com a história da entidade, desde antes da criação do Sistema Único de Saúde e sua trajetória de enorme importância para a saúde pública do país.

Com o tema "A saúde que queremos para o Brasil – o direito à Saúde, a organização do Sistema e o Financiamento da Política de Saúde", o evento, que acontece em ano eleitoral, contará com a presença de candidatos à Presidência da República, com o objetivo de promover o debate sobre as principais propostas dos gestores municipais do SUS.

O Congresso CONASEMS promoverá o encontro de mais de 5 mil congressistas – dentre eles gestores municipais de saúde,  trabalhadores do SUS, e de todas as esferas de governo, representantes de instituições ligadas a saúde pública e autoridades. O encontro é um momento de troca de experiências e informações que impactam diretamente no fortalecimento do SUS.


O que você achou desta notícia? Deixe sua opinião na seção de comentários abaixo.

Quer receber as notícias em primeira mão?

Participe do nosso canal no Telegram:

https://t.me/manchetedovale (@manchetedovale)

Entre em contato também pelo WhatsApp: (47) 9 9969-1277


COMENTE ESSA HISTÓRIA