Acupuntura, auriculoterapia, reiki, massagem, geoterapia e farmácia natural são as principais atividades oferecidas gratuitamente pela Tenda de Práticas Integrativas e Complementares (PICs), de iniciativa da secretaria de Saúde. A estrutura estará montada no molhe central em Balneário Piçarras, neste sábado (27), das 08h às 12h.

A naturóloga Priscilla Cardoso Jorge explica que "PIC's não se configura um novo serviço, mas sim um novo recurso terapêutico a ser desenvolvido pelos profissionais de saúde, que busca estimular os mecanismos de prevenção de agravos e recuperação da saúde, por meio de técnicas eficazes e seguras".

O secretário de Saúde, Vinício José Santos, pontua que a inclusão de novas terapias de tratamentos vai ao encontro das políticas públicas das PIC's, como forma melhorar a qualidade de vida dos pacientes. "São problemas muito complexos e que precisam do máximo aporte técnico dos profissionais da Saúde para êxito nos tratamentos", finalizou.

Ao prefeito Leonel Martins, "Balneário Piçarras é destaque em todo o estado por sua qualidade na área da saúde, principalmente no fomento a saúde como forma preventiva. A ideia vem ao encontro dos nossos investimentos no setor, trazendo práticas alternativas com foco na humanização e promoção da saúde", exalta.

As práticas integrativas e complementares atuam na promoção, manutenção e recuperação da saúde, como também na prevenção. Esta será a segunda edição do projeto nas areias de Balneário Piçarras. Na primeira vez, cerca de 200 pessoas participaram das atividades.

A iniciativa foi normatizada no Brasil por meio da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) no SUS. Essa política contribui no fortalecimento dos princípios fundamentais do SUS, que busca a atenção humanizada, considerando o indivíduo na sua dimensão global.

COMENTE ESSA HISTÓRIA