O ano de 2017 foi um ano de muitas mudanças no trânsito de Itajaí. A Coordenadoria de Trânsito de Itajaí (Codetran) esteve focada em revitalizar e manter a manutenção das vias da nossa cidade.  Educação e prevenção no trânsito estiveram em pauta durante todo o ano nos projetos da Diretoria de Educação para o Trânsito (Edutran), que trouxe saldos positivos na conscientização aos condutores e futuros motoristas.

Neste ano foram revitalizadas mais de 30 vias espalhadas pelos bairros: São Vicente, Barra do Rio, Itaipava, Cordeiros, Centro, Limoeiro, São Roque, Brilhante, São João, Dom Bosco, Cidade Nova, entre outros.

As principais revitalizações realizadas pela Coordenadoria foram: manutenção das pinturas das sinalizações horizontais, como: faixas de pedestres, linha de ordenamentos de  estacionamentos, encabeçamento e eixo da pista e ondulações verticais (lombadas). Foram feitas também a troca de taxões avariados, instalações de novos semáforos, pavimentação de ruas, construção de faixas elevadas, instalações e substituições de placas sinalizadoras nos locais.

Além de todas essas melhorias, a Codetran, em parceria com a Secretaria de Urbanismo, interligou e revitalizou ciclovias com ciclofaixas de três bairros em Itajaí, sendo eles: São Vicente, Dom Bosco e Cidade Nova. Foram instaladas também toda a parte de sinalização do Parque Náutico Odílio Garcia, no Bairro Cordeiros.  O local ganhou placas de indicação como as instaladas na Beira-Rio para pedestres e ciclistas, além de novas pinturas da ciclovia. No centro da cidade, a Coordenadoria instalou um sistema inteligente de semáforos na Avenida Sete de Setembro para garantir a segurança e a organização do trânsito. O fluxo do corredor foi destinado exclusivamente para o transporte coletivo que não coincidirá com a abertura do sinal das demais pistas, para que os ônibus possam trafegar sem a interferência dos veículos de passeio.

Em 2017, também foram realizadas diversas mudanças no trânsito, que se fizeram necessárias para evitar congestionamentos nos fluxos das vias e garantir a segurança e fluidez do tráfego nos locais. As mudanças abrangeram mais de 25 vias espalhadas pelos bairros: Praia Brava, São João, Centro, São Vicente, São Judas, Cordeiros, Murta, entre outros.

Estiveram entre as principais mudanças: transformações de locais para estacionamento, alterações nos sentido das vias, modificações de vias para mão única, e afins.

“Estamos contentes pela realização dos trabalhos da Codetran. Foi um ano de muito trabalho, mas com empenho de todos da equipe conseguimos dar um novo rumo ao trânsito de Itajaí, tornando mais seguro para todos”, destacou o coordenador da Codetran, Robson Allan Costa.  

Edutran

A Diretoria de Educação no Trânsito (Edutran) realizou 32 ações sociais/escola aberta e 25 blitz educativas e quatro escolas atendidas. Além disso, foram 35 estudantes primários no Programa Motorista do Futuro no CEI Luiz Orsi e na Escola Básica José Potter, ambos no bairro Espinheiros .

Codetran na Beira-Rio

Famílias, adultos, jovens, crianças, esportistas, todo mundo vai comemorar: a Beira-rio é de vocês. A Avenida Ministro Victor Konder foi parcialmente fechada para a circulação de veículos aos fins de semana. Haverá um desvio no trânsito para que a comunidade possa aproveitar com segurança o espaço público.

O entorno da Praça Genésio Miranda Lins virou ponto de encontro de moradores e turistas. Fica proibida a circulação de veículos na avenida no trecho entre as ruas Jorge Tzachel, que terá fluxo em mão dupla, e Júlio Coutinho.

Maio Amarelo

A programação do Maio Amarelo encerra com a certificação de 107 alunos que concluíram o Programa Motorista do Futuro. O objetivo é conscientizar as crianças de forma lúdica para as regras e condutas no trânsito, além de preparar cidadãos melhores na vivência com as demais pessoas e com o meio ambiente. Com a visão de que investir nas crianças é investir no futuro, a Diretoria de Educação para o Trânsito de Itajaí desenvolveu o material do programa, a partir do qual as crianças observam diversas situações do trânsito. Brincando e colorindo, aprendem as regras básicas da legislação, cuidados com meio ambiente e cidadania.

Projeto Cidadão Consciente: Junto Pode Salvar Milhões De Vidas

Em parceria da Codetran e 7º Batalhão do Corpo de Bombeiros, 140 alunos foram formados no programa Cidadão Consciente. Os estudantes são da escolas Paulo Bauer e XV de Junho.

Vans escolares fiscalizadas e aptas a circular

Em parceria com o Urbanismo, a Codetran realiza a vistoria semestralmente nas semanas que antecedem o início do período escolar. Neste segundo semestre, foram vistoriadas 72 vans escolares e 67 estão aprovadas para o transporte regular de estudantes. Cinco veículos apresentaram pendências que precisam ser corrigidas e outros quatro, cadastrados no primeiro semestre, não compareceram.

O que você achou desta notícia? Deixe sua opinião na seção de comentários abaixo.

Quer receber as notícias em primeira mão?

Participe do nosso canal no Telegram:

https://t.me/manchetedovale (@manchetedovale)

Entre em contato também pelo WhatsApp: (47) 9 9969-1277


COMENTE ESSA HISTÓRIA