As melhorias no transito de Itajaí continuam. A implantação de mais dois binários, a modificação no sentido de vias e a ampliação de novas ruas complementam as transformações já implantadas no trânsito da cidade. Os novos binários entre as ruas Brusque e Juvenal Garcia e entre as ruas Alberto Werner e José Eugênio Müller, a partir da próxima segunda-feira (17), vão se integrar e otimizar as conexões do binário entre as ruas Uruguai e Umbelino Damásio de Brito, em funcionamento desde o início de agosto.

A rua Brusque terá sentido único na direção Centro/Dom Bosco, enquanto a rua Juvenal Garcia seguirá na direção contrária para o Centro de Itajaí. A rua Juvenal Garcia foi prolongada até o novo cruzamento com as ruas Alberto Werner, José Eugênio Müller e Brusque. Neste novo entroncamento de ruas, se completará o novo binário entre as ruas Alberto Werner, na direção do bairro Dom Bosco para o bairro São João, e José Eugênio Müller, no sentido do São João para o Dom Bosco.


Novos binários:

– Rua Brusque: sentido único, direção Centro/Dom Bosco;

– Rua Juvenal Garcia: sentido único, direção Dom Bosco/Centro;

– Rua Alberto Werner: sentido único, direção Dom Bosco/São João;

– Rua José Eugênio Müller: sentido único, direção São João/Dom Bosco;


As duas ruas, Brusque e Juvenal Garcia, já funcionavam como binário até o cruzamento com a rua Emília Kuhn da Silva, mas a rua Alberto Werner não tinha saída. Com as desapropriações e o prolongamento até a travessa André Barbi, o binário se completa e o canteiro da rua Emília Kuhn da Silva será retirado, para que a via tenha mão dupla. A travessa André Barbi, por sua vez, terá sentido único do cruzamento com a Brusque em direção à rua José Eugênio Müller.


Ruas paralelas têm alterações para otimizar o trânsito

As modificações nas ruas paralelas vão ajudar a organizar melhor os deslocamentos. Como é o caso da rua Francisco de Paula Seára que seguirá na continuidade da travessa André Barbi em sentido único na direção para o bairro São Judas até a rua Aristides Francisco Palumbo. O cruzamento entre as ruas José Eugênio Müller e Francisco de Paula Seára receberá semáforo para organizar o trânsito.

Além do binário das ruas Brusque e Juvenal Garcia, outras alterações no trânsito renovarão os deslocamentos no Centro de Itajaí. As ruas Alexandre Fleming e Almirante Barroso ficarão em sentido único da Vila Operária para o Centro em toda sua extensão. Com isso, o canteiro no cruzamento das ruas Almirante Barroso e Cacildo Romagnani também será retirado. No sentido Centro para a Vila Operária, a rua Anita Garibaldi fiará em sentido único em toda sua extensão.

As ruas Luiz Berlim, José Joaquim dos Santos e Jorge Mattos ficarão em mão dupla para facilitar a interligação dos motoristas aos dois binários do Centro de Itajaí: das ruas Brusque com a Juvenal Garcia e da rua Uruguai com a rua Umbelino Damásio de Brito.


Confira todas as mudanças com os novos binários:

– RUA BRUSQUE

MUDANÇA DE SENTIDO EM TODA A SUA EXTENSÃO

Trafegue em sentido único na direção Centro / Dom Bosco


– RUA JUVENAL GARCIA

SENTIDO ÚNICO

Trafegue na direção Dom Bosco / Centro


– RUA ALBERTO WERNER

SENTIDO ÚNICO EM TODA A SUA EXTENSÃO

Trafegue na direção Dom Bosco / São João


– RUA JOSÉ EUGÊNIO MÜLLER

SENTIDO ÚNICO EM TODA A SUA EXTENSÃO

Trafegue na direção São João / Dom Bosco


– RUA FRANCISCO DE PAULA SEARA

SENTIDO ÚNICO ATÉ A RUA ARISTIDES FRANCISCO PALUMBO

Trafegue na direção Centro / São Judas


– RUA ALEXANDRE FLEMING

MUDANÇA DE SENTIDO

Trafegue na direção Vila Operária / Centro


– RUA ALMIRANTE BARROSO

SENTIDO ÚNICO EM TODA A SUA EXTENSÃO

Trafegue na direção Vila Operária / Centro


– RUA ANITA GARIBALDI

MUDANÇA DE SENTIDO EM TODA A SUA EXTENSÃO

Trafegue na direção Centro / Vila Operária


– RUA DR. CACILDO ROMAGNANI

MUDANÇA DE SENTIDO ENTRE A RUA FREDERICO AUGUSTO LUIZ TIEME E RUA ANITA GARIBALDI

Trafegue na direção Matriz / Rua Anita Garibaldi


– RUA FREDERICO AUGUSTO LUIZ TIEME

MUDANÇA DE SENTIDO ENTRE A RUA URUGUAI E IGREJA MATRIZ

Trafegue em direção à Igreja Matriz


– RUA TREZE DE MAIO

MUDANÇA DE SENTIDO

Trafegue na direção Rua Uruguai / Rua João Bauer


– RUA JOSÉ JOAQUIM DOS SANTOS

MÃO DUPLA

Trafegue nos dois sentidos


– RUA LUIZ BERLIM

MÃO DUPLA

Trafegue nos dois sentidos


– RUA JORGE MATTOS

MÃO DUPLA

Trafegue nos dois sentidos


Trânsito organizado, mais ciclovias e novas ligações

A revolução no trânsito de Itajaí causa um impacto relevante por pensar além dos carros, nos ciclistas e pedestres. Além das novas ligações de ruas, uma nova ciclofaixa interligará o trânsito no Centro da cidade. A rua Brusque comportará 1,2 quilômetro de uma nova ciclovia ao ligar o Largo da Matriz até a rua José Eugênio Müller.

Com a implantação das mudanças o tempo de deslocamento dos motoristas poderá ser 20% menor do que o executado hoje. Isso significa que um trajeto executado em 2 minutos passará a durar apenas em 1 minuto e 36 segundos. No fim de uma semana de trabalho serão 2 minutos economizados. Em combustível, a projeção é que cada veículo economize R$ 1,98 reais por dia com o atual preço da gasolina e em um ano a soma chega a R$ 500,43 por veículo. Estima-se que a economia de combustível alcance até 25%.

“A mobilidade urbana não é um gasto, é um investimento. Todo nosso projeto se baseia em análise criteriosa para melhorar a vida dos cidadãos”, avalia o prefeito Volnei Morastoni. “Todas as melhorias e modificações nas intervenções viárias olham o futuro de nossa cidade e projetam grande crescimento e ganhos maiores ainda com os investimentos realizados pelo Município de Itajaí”, finaliza Morastoni.

As mudanças também afetam o meio ambiente. A estimativa é que um veículo em Itajaí emita 2,2 quilos de gases poluentes por trajeto na atmosfera e com as modificações passe a liberar 1,6 quilo por trajeto. Na soma dos veículos, a redução de gases poluentes produzidos por carros em Itajaí será de mais de 80 toneladas em um dia e mais de 20 mil toneladas em apensas um ano.

Todos esses valores e benefícios serão multiplicados com as projeções de que Itajaí terá em 2040 mais de 380 mil habitantes e 186 mil carros. Mudanças de impacto não só no trânsito e traçado da cidade como na vida das pessoas e na produção de novas riquezas.


Novas mudanças

Um quarto binário está previsto para entrar em execução no mês de setembro. A avenida Marcos Konder será equipada com ciclofaixa e terá sentido único do Centro para o bairro Fazenda. Na direção contrária seguira a avenida Sete de Setembro. Para completar o binário, a avenida Abrahão João Francisco (Contorno Sul) ficará em sentido único do cruzamento da rua Uruguai até a chegar na avenida Sete de Setembro.

Todas as modificações foram avaliadas pelos técnicos das secretarias de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Obras e Codetran e orientadas por testes desenvolvidos em softwares especializados em mobilidade urbana. 

COMENTE ESSA HISTÓRIA