A semana de mobilização da Campanha Outubro Rosa encerra neste sábado (20). O Dia D de prevenção contra os cânceres de mama e de colo do útero, além da comemoração do Dia Nacional de Combate à Sífilis, ocorrerá em todas as unidades de saúde do município. Os postos ficarão abertos das 8h às 12h e das 13h às 17h para realizar atividades educativas com as mulheres da comunidade, coletas de exame preventivo do colo do útero, exames clínicos das mamas e solicitação de mamografias com agendamento prévio, além de testes rápidos para diagnóstico de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs).

O objetivo do Dia D é oportunizar mais horários de atendimento nas unidades para mulheres que trabalham ou que estão com os exames de rastreamento atrasados. A campanha Outubro Rosa visa ainda conscientizar e sensibilizar a população sobre a importância do autocuidado, da prevenção e da realização dos exames de rastreamento para diagnóstico precoce do câncer, ampliando as possibilidades de cura e contribuindo para a redução da mortalidade.

Durante o sábado, a Associação Câncer com Alegria também passará nas unidades para entregar informativos.

Palestra

As unidades de saúde Jardim Esperança e Rio Bonito e o Centro de Referência da Saúde da Criança e da Mulher (CRESCEM) também receberão, no sábado pela manhã, uma palestra com o mastologista Cristiano Steil da Silva. Ele é presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia - Regional Santa Catarina, professor do departamento de Ginecologia da Univali e chefe do Serviço de Mastologia do Hospital e Maternidade Santa Luíza. O médico entregará uma cartilha sobre o câncer de mama e vai esclarecer dúvidas da comunidade.

Circuito da Mulher

O CRESCEM receberá ainda o “Circuito da Mulher” durante o Dia D, com realização do exame de rastreamento do colo do útero, exercícios com fisioterapeuta para fortalecimento dos músculos da pelve e períneo e sala de espera com orientações sobre câncer com psicólogas. Na unidade, o médico mastologista Jorge Rebello orientará as pacientes sobre o autoexame das mamas e solicitará o exame de mamografia ou ultrassonografia de mama, caso necessário, para as 100 pacientes agendadas.

Dia Nacional de Combate à Sífilis

No sábado (20), a Secretaria de Saúde de Itajaí realiza ainda ações alusivas ao Dia Nacional de Combate à Sífilis. Todas as unidades de saúde oferecerão testagem rápida para diagnóstico de Sífilis, HIV/AIDS e Hepatites B e C, das 8h às 12h e das 13h às 17h. O intuito é ampliar o acesso da população aos testes e orientar sobre o tratamento e a prevenção da doença.

De janeiro a outubro de 2018, Itajaí registrou 389 casos de sífilis em adultos, 120 casos de sífilis em gestantes e 12 casos de sífilis congênita (quanto a mãe transmite para o bebê no parto ou durante a gestação). Os números preocupam a Vigilância Epidemiológica, que tem reforçado as orientações à população, bem como oferta de testes rápidos e preservativos.


O que você achou desta notícia? Deixe sua opinião na seção de comentários abaixo.

Quer receber as notícias em primeira mão?

Participe do nosso canal no Telegram:

https://t.me/manchetedovale (@manchetedovale)

Entre em contato também pelo WhatsApp: (47) 9 9969-1277



COMENTE ESSA HISTÓRIA