A partir deste mês, a APM Terminals, operadora principal do Porto de Itajaí, passará a atender navios RoRo (roll-off) para a movimentação de veículos. A operação de estréia ocorrerá no dia 9 de junho, sábado, quando 500 carros serão descarregados do navio Apollon Highway no terminal. A linha marítima, operada pela K-line, conecta diferentes países, entre eles os Estados Unidos, México, Colômbia, Brasil e Argentina.

"A atração deste tipo de carga é o resultado de um estudo cuidadoso sobre os potenciais oferecidos por Itajaí, sem comprometer a razão de existir do nosso terminal, que é a operação contêiner. A movimentação de carros será desempenhada com o objetivo de atender as melhores práticas do mercado no quesito eficiência, além de total conformidade com as diretrizes de segurança e qualidade determinadas pelas montadoras e praticadas pela empresa", destacou Ricardo Arten, Diretor Superintendente da APM Terminais Brasil.

A disponibilidade de janelas e a localização do terminal foram fatores importantes para atração do serviço. "Ainda é cedo para precisarmos a quantidade dos carros que serão descarregados mensalmente. Mas o potencial desta operação é imenso, especialmente pela localização privilegiada de Itajaí como centro de distribuição para as regiões Sul e Sudeste do país por meio da conexão direta com importantes estradas federais", explicou José Bechara, Diretor Comercial da APM Terminais Brasil.

O entendimento entre a empresa e os Sindicatos de Trabalhadores Portuários Avulsos foi primordial para a conquista da operação inaugural.

Para a execução do serviço, uma série de cuidados são necessários a fim de prevenir riscos de avarias nos veículos movimentados e os procedimentos adotados seguem rigorosamente as definições das montadoras.

Os Profissionais envolvidos no descarregamento dos carros, por exemplo, deverão usar jalecos especiais sem botões, não poderão usar cintos, nem alianças, anéis, relógios ou qualquer outro adorno.

Os carros ficarão armazenados por um curto período de tempo em Itajaí para posterior remoção via cegonheiras para os pontos de distribuição da montadora.

O que você achou desta notícia? Deixe sua opinião na seção de comentários abaixo.

Quer receber as notícias em primeira mão?

Participe do nosso canal no Telegram:

https://t.me/manchetedovale (@manchetedovale)

Entre em contato também pelo WhatsApp: (47) 9 9969-1277


COMENTE ESSA HISTÓRIA

Exibir mais