Ainda faltam dois meses para o Verão e um problema recorrente já está em evidência: a seca. A falta de chuva tem deixado diversos estados do Brasil em alerta. Algumas ações e mecanismos bem simples são eficazes para economizar água. Preste atenção e coloque em prática:

- Sabia que lavar a louça por 15 minutos com torneira meio aberta gasta 117 litros de água? Use água apenas para molhar a louça e para enxaguar, assim o consumo pode ser de apenas 20 litros.

- Que tal um banho mais rápido? Em 15 minutos uma ducha com o registro meio aberto consome, em média, 135 litros de água. Se fechar o registro ao se ensaboar e reduzir o tempo para cinco minutos, serão gastos apenas 45 litros.

- Lavar o rosto com torneira meio aberta por um minuto gasta 2,5 litros de água. Feche o registro ao se ensaboar e o consumo máximo será de três litros.

- Registros reguladores: são produtos três em um – registro, regulador e filtro – com objetivo de barrar grandes impurezas que possam estar na canalização, tudo num só produto. “Eles possibilitam grande economia de água e facilitam a manutenção em torneiras e caixas acopladas”, diz Leandro Censi, da Censi Sistemas Hidrossanitários.

- Vasos sanitários: existem mecanismos de saída para vasos sanitários com caixas acopladas que possibilitam o duplo acionamento, conhecidos como Dual Flush. Com eles, o usuário pode optar pela meia descarga ou pela descarga completa, possibilitando uma economia de até 50% de água.

- Chuveiros e torneiras: restritores e redutores de vazão são indicados para chuveiros ou torneiras que apresentam muita vazão e acabam desperdiçando água. Eles reduzem a saída para até quatro litros por minuto. “A instalação de um restritor no chuveiro pode resultar em uma economia de 5,4 mil litros por mês, o que durante um ano representa uma diminuição de R$ 442,50 no orçamento”, ressalta Leandro Censi, da Censi Sistemas Hidrossanitários.

O que você achou desta notícia? Deixe sua opinião na seção de comentários abaixo.

Quer receber as notícias em primeira mão?

Participe do nosso canal no Telegram:

https://t.me/manchetedovale (@manchetedovale)

Entre em contato também pelo WhatsApp: (47) 9 9969-1277



 

COMENTE ESSA HISTÓRIA

Exibir mais