Os recursos necessários para o início das obras de reforma, reforço e alinhamento dos berços 3 e 4 do Porto de Itajaí, cerca de R$ 18,8 milhões, já estão disponíveis. O anúncio foi feito hoje pelo superintendente da autarquia, Marcelo Werner Salles, depois da confirmação do crédito em conta, repassado pela Secretaria Nacional de Portos do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação. A ordem de serviço será entregue durante uma solenidade, marcada para o próximo dia 11, no canteiro de obras. A expectativa é de que o berço 3 fique pronto até o final de novembro.

A Autoridade Portuária e o Município de Itajaí estão mobilizados desde janeiro deste ano para a garantia e repasse dos recursos. Em 27 de janeiro, o ministro dos transportes, portos e aviação, Maurício Quintella Lessa, visitou o complexo portuário e sinalizou o interesse do governo federal em acelerar os trabalhos. Foram realizados todos os trâmites burocráticos e no mês passado, em Brasília, foi assinado o termo de compromisso para viabilizar o repasse dos recursos.


“Nós sonhamos dia e noite com esse momento. Todos nos perguntam sobre o início das obras dos berços e agora de fato podemos dar uma resposta concreta a comunidade portuária e sociedade como um todo”, comemorou o prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni, ao ser informado do depósito pela Autoridade Portuária. “Mesmo na situação de crise financeira em que o governo federal se encontra, nós recebemos o montante de R$ 18 milhões, que foi creditado em conta específica da administração do porto e viabilizou o aditivo com a empresa responsável pelas obras e nessa sequência a ordem de serviço para retomar a conclusão do berço 3 e inicio dos testes programados para o berço 4”, acrescentou o superintendente do Porto.

O berço 3 tem em sua margem 210 metros de comprimento e o berço 4 segue um traçado retilíneo de 280 metros, totalizando 490 metros de cais. A expectativa da Autoridade Portuária é de que as obras de reforma e reforço do berço 3 possa iniciar na primeira quinzena de julho, com possibilidade de conclusão em 120 dias. O trabalho no berço 4 terá início em seguida, devendo estar concluído até maio de 2018.


O que você achou desta notícia? Deixe sua opinião na seção de comentários abaixo.

Quer receber as notícias em primeira mão?

Participe do nosso canal no Telegram:

https://t.me/manchetedovale (@manchetedovale)


COMENTE ESSA HISTÓRIA

Exibir mais