A contagem regressiva para o evento que trará onze espetáculos de nível estadual para a cidade de Balneário Piçarras já começou. A 7ª edição do Festival de Teatro, que já é tradição na cidade, acontecerá entre os dias 24 a 29 de abril. A abertura oficial será na próxima terça-feira (24) às 19h30, no Centro Cultural Luiz Telles.

Toda a programação é inteiramente gratuita, com peças de variados gêneros a serem apresentadas no Centro Cultural Luiz Telles, localizado na Avenida Getúlio Vargas, 1113 e também na praça em frente à Igreja Matriz Nossa Senhora da Paz, que fica na Avenida Nereu Ramos, no centro da cidade.

Os espetáculos escolhidos passaram pelo crivo exigente dos curadores, Lucas David e Afonso Nilson, ambos profissionais do teatro e que já participaram do evento no ano passado. "Tivemos a preocupação em trazer para o público um festival diversificado, em que a plateia pode estar vendo diferentes formas de expressões artísticas", explicou Lucas David.

Dentre as peças teatrais, três serão drama –O cobertor, Como Apavorar Monstro e Memórias -, tendo outras de comédia – Humous Comediantes -, teatro e dança – Patinho Feio, o Gato Desgrenhado e as Galinhas Vesgas do Mundo -, comédia dramática – Gente de Palavra -, horror e drama - Ivan, o Defeituoso -, drama contemporâneo – Banquete de Ricardo -, teatro de imersão - Safari Urbano - e teatro de animação – O Flautista de Hamelin.

 "O objetivo é fomentar o desenvolvimento das artes cênicas, promover e valorizar o encontro do público com o teatro, promovendo uma programação artística reveladora da expressão cênica estadual, fomentando o debate e a reflexão sobre temas atuais", comentou a presidente da Fundação Municipal de Cultura, Silvana Maria Rebello Pereira.

Após a cada apresentação será formada uma mesa redonda para debate e interação entre os curadores, público e artistas.  


Programação Completa

24/04Nova Cia de Teatro - Convidado10 anosArrox cum ovo19h30Centro Cultural Luiz Telles
25/04Trip TeatroLivreO Flautista de Hamelin14h30Centro Cultural Luiz Telles
25/04Porto Cênico18 anosBanquete de Ricardo19h30Centro Cultural Luiz Telles
26/04Téspis Cia de Teatro5 anosPatinho Feio, o Gato Desgrenhado e as Galinhas Vesgas do Mundo14h30Centro Cultural Luiz Telles
26/04Cia Avenida Lamparina14 anosIvan, o Defeitoso19h30Centro Cultural Luiz Telles
27/04No Nuvem Teatro5 anosGente de Palavra14h30Centro Cultural Luiz Telles
27/04Grupo Teatral  Volta do Poço12 anosO Cobertor19h30Centro Cultural Luiz Telles
28/04Cia de La Curva16 anosSafari Urbano14h30Praça Igreja Matriz
28/04Coletivo sem Titulo16 anosComo Apavorar Monstro19h30Centro Cultural Luiz Telles
29/04Grupo Teatral Dirlei Felipe14 anosHomuos Comediantes14h30Centro Cultural Luiz Telles
29/04Grupo Teatral CEFAT                      Livre        Memórias                                                                                                  19h30       Centro Cultural Luiz Telles

Curadores

Lucas David e Afonso Nilson Barbosa de Souza são os nomes escolhidos para a curadoria do Festival de Teatro de Balneário Piçarras. A dupla de profissionais do teatro já estiveram na curadoria do evento no ano passado.

Lucas David é pedagogo e tem formação em dança clássica e dança contemporânea. Possui larga vivência teatral nos estados de São Paulo e Santa Catarina. Já recebeu inúmeras premiações como diretor, cenógrafo, figurinista, iluminação e coreógrafo. Atua com a direção de teatro e dança no Espaço Cultural LD Casa das Artes.

Afonso Nilson Barbos de Souza é gestor de cultura em Santa Catarina, crítico, dramaturgo e participa regularmente de curadorias para mostras e festivais nacionais de artes cênicas. Publicou em 2014 o livro Pequenos monólogos para mulheres (E-Galáxia e Chiado Editora/Portugal), coletânea de textos teatrais curtos. Doutorando em teatro pela Udesc.


Resgate Cultural

As duas primeiras edições do Festival de Teatro, aconteceram nos anos de 1990 e 1991, no prédio da antiga SAP - Sociedade Amigos de Piçarras. O evento tinha o objetivo de incentivar a produção teatral em Balneário Piçarras e trazer a magia do teatro a população como forma de entretenimento e cultura. Após 23 anos sem ser realizado, em 2014, a Prefeitura de Balneário Piçarras resgatou o festival e tornou-o conhecido em todo o estado, realizando neste ano pela quinta vez consecutiva.  


COMENTE ESSA HISTÓRIA

Exibir mais