Com a mostra “Guarda-te lá: exposição fotográfica sobre o Cânion Guartelá”, a Fundação Cultural de Balneário Camboriú retoma, neste sábado (1º), o uso de um espaço para promover a arte. A exposição abre às 19h, com entrada gratuita, e inaugura o Atelier Casa Linhares, no Bairro da Barra.

O Atelier Casa Linhares está no local onde funcionou por 12 anos a Escola de Arte e Artesanato, junto à Casa Linhares, perto da Praça do Pescador. Como a escola foi fechada, o espaço estava sendo utilizado como depósito nos últimos três anos. O lugar abrigará atividades de formação em arte, além de exposições, encontros, palestras e reuniões.

“Guarda-te lá” reúne fotografias sobre o Cânion Guartelá, feitas pelos acadêmicos da disciplina de Fotografia Documental, do 4º período do curso superior de Tecnologia em Fotografia da Univali. A cultura e a diversidade natural do Cânion do Rio Iapó, conhecido como Cânion do Guartelá, foram o tema escolhido neste semestre para a documentação fotográfica. Localizado entre os municípios de Tibagi e Castro, no interior do Paraná, o Guartelá é considerado o sexto maior cânion do mundo e o primeiro do Brasil em extensão, com 32 quilômetros.

As 12 imagens da exposição pretendem sintetizar a cultura e a riqueza natural do cânion e chamar a atenção para a necessidade de intensificar o princípio de sustentabilidade.

A expressão “guarda-te lá”, que dá nome à mostra, foi extraída de registros culturais. Segundo esses registros, um morador da região de Tibagi, ao tomar conhecimento de um ataque de índios, alertou seu vizinho e compadre, dando detalhes sobre a manobra dos indígenas. O morador fez a seguinte advertência ao vizinho: “Guarda-te lá, que eu aqui bem fico”. A região onde residia o vizinho e compadre ganhou o nome de Guartelá.

A exposição, que faz parte da programação de aniversário do município, poderá ser visitada até 27 de julho, de segunda a sexta-feira, das 13h às 18h.

Agende-se

O que: “Guarda-te lá: exposição fotográfica sobre o Cânion Guartelá”

Quando: abertura sábado (1º), às 19h. Pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 13h às 18h, até 27 de julho

Onde: Atelier Casa Linhares (Rua Emanuel Rebelo dos Santos, 1.079, Bairro da Barra)

Quanto: gratuito

O que você achou desta notícia? Deixe sua opinião na seção de comentários abaixo.

Quer receber as notícias em primeira mão?

Participe do nosso canal no Telegram:

https://t.me/manchetedovale (@manchetedovale)


COMENTE ESSA HISTÓRIA

Exibir mais