Tirar a arte das galerias e espaços convencionais e aproximá-la do público. Essa é a proposta do projeto de artes visuais 'À la Gabs - expansão.ocupação*visual', que vai ocupar a faixa de areia da Praia Central, em Balneário Camboriú, com uma exposição de ilustrações de arte digital do artista catarinense Gabriel Engster. A mostra não tem local fixo, nem data marcada, e ocorre em dois finais de semana dos meses de setembro e outubro deste ano e em janeiro de 2019. O projeto tem patrocínio da Lei de Incentivo à Cultura do município.

"Não há data ou horário previsto para a exposição, nem local fixo. Essa situação faz parte da proposta do projeto, que é atingir pessoas ao acaso, tirando a arte de galerias e da internet para ocupar espaços não convencionais e atingir pessoas de fora do consumo de arte. Ou ainda, para os interessados, serve como estímulo ao deslocamento até a praia numa ressignificação de paisagens e caminhos, fazendo o público buscar as obras pela areia", explica o artista Gabriel Engster, que é autodidata e desenvolve o projeto À la Gabs desde 2012.

A exposição conta com obras que refletem a percepção do que pode ser o corpo e de que forma ele se expressa. Nas ilustrações são abordadas possibilidades de gênero e beleza, fisicalidades, androginia, deformações, distorções e texturas. 

Ao todo, em cada fim de semana da mostra, serão expostas três obras distintas no sábado e outras três no domingo, por um período de três horas. O projeto prevê ainda uma exposição final, reunindo todas as ilustrações, em um sábado de fevereiro de 2019.

Os interessados podem acompanhar o projeto pelo Instagram @a.la.gabs.art para saber quando ocorrem as exposições na praia, além de conhecer mais sobre o trabalho do artista. Caso não utilizem a rede social, poderão solicitar informações pelo e-mail a.la.gabs.art@gmail.com.

Oficina gratuita

O artista proponente do projeto, Gabriel Engster, também irá ministrar uma oficina gratuita sobre ilustrações em fevereiro de 2019, no mesmo dia e local da exposição final, ainda a serem definidos. O foco da oficina é a criação investigativa de corpos e texturas. O evento disponibilizará 20 vagas e terá duração de três horas. Mais informações e o formulário de inscrição serão disponibilizados em janeiro de 2019 no Instagram @a.la.gabs.art ou pelo e-mail a.la.gabs.art@gmail.com.

Sobre o artista

Gabriel Engster é artista visual e do corpo, integrante do coletivo Núcleo Corpóreo e diretor/ilustrador no projeto À la Gabs. Realizou e participou de exposições e peças teatrais, primeiramente, na cidade de Jaraguá do Sul. Em 2015, iniciou sua atuação em Balneário Camboriú através da dança-performance e desenho. O artista não possui formação acadêmica nas áreas das artes, desenvolvendo seu aprendizado por meio da criação autodidata experimental e vivências imersivas com outros artistas.


O que você achou desta notícia? Deixe sua opinião na seção de comentários abaixo.

Quer receber as notícias em primeira mão?

Participe do nosso canal no Telegram:

https://t.me/manchetedovale (@manchetedovale)

Entre em contato também pelo WhatsApp: (47) 9 9969-1277


COMENTE ESSA HISTÓRIA

Exibir mais