Com o propósito de levar história, ciência e tecnologia para a comunidade onde a WEG possui unidade fabril, o Museu WEG de Ciência e Tecnologia, em parceria com a PUC/RS, promoveu uma exposição itinerante que percorreu mais de nove cidades brasileiras e teve, ao todo, 33 mil visitantes e mais de 12 mil quilômetros rodados em cinco estados brasileiros.

 

Começando em Itajaí/SC, o Museu Itinerante percorreu as cidades de Blumenau/SC, Sertãozinho/SP, Cachoerinha/RS, Bento Gonçalves/RS, Itajubá/MG, São Bernardo do Campo/SP, Betim/MG e finalizou em Linhares/ES. Após a conclusão do roteiro de viagem, mais de 20 cidades no Brasil estão interessadas em receber o Museu WEG Itinerante em projetos futuros. 

 

A exposição conta com recursos audiovisuais e experiências imersivas que mostram os conceitos básicos da física e energia elétrica, além da trajetória de empreendedorismo dos fundadores da WEG, Werner Ricardo Voigt, Eggon João da Silva e Geraldo Werninghaus, e o caminho que transformou a empresa em uma multinacional.

 

Os aparatos interativos foram escolhidos de modo a explorar os temas de eletromagnetismo, força e pressão, deslocamento do ar, massa em movimento, som, reflexão, fontes renováveis de energia, mudanças climáticas e novos mundos.

 

O projeto foi viabilizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio da WEG, realização do Ministério da Cultura e apoio de dois grandes parceiros, o Museu de Ciências e Tecnologia da PUC/RS, responsável pelos aparatos educativos e pela experiência com itinerâncias; e a Aukland Projeto e Produção, responsável pelo desenvolvimento expositivo da mostra.

 

Diferente de um museu sobre rodas, o caminhão adaptado foi utilizado apenas para o transporte da estrutura. Ao chegar às cidades, a exposição era montada em espaços específicos com infraestrutura para atender escolas, famílias e comunidades locais.

COMENTE ESSA HISTÓRIA

Exibir mais