As nossas ações em terra tem afetado de forma significativa a vida marinha. A quantidade de resíduos sólidos jogados no mar é alarmante e vem crescendo a cada ano. A poluição dos oceanos está mais próxima do que imaginamos e o assunto vem sendo colocado em pauta frequentemente.

"Precisamos estudar, planejar e buscar soluções estratégicas em âmbito regional. Ninguém terá êxito buscando resolver o problema sozinho, é preciso colaboração.  Quando verificamos que aproximadamente 80% do lixo encontrado no mar tem origem em terra e que são compostos por materiais plásticos com potencial de reciclagem, entendemos a importância da gestão eficiente de resíduos sólidos nas cidade", frisou o presidente da Fundação do Meio Ambiente de Balneário Piçarras, Marcos Zaleski.

O seminário abrirá o debate em âmbito regional, trazendo nomes como Fernanda Daltro, da ONU Meio Ambiente, Leana Bernardi, coordenadora nacional do Programa Bandeira Azul no Brasil, o Capitão norte-americano Charles Moore, que foi o primeiro a descobrir a grande mancha de lixo do Pacífico e ainda alguns cases, como do Instituto Lixo Zero, da FAMAI de Itajaí e da FUNDEMA de Balneário Piçarras. Além do conteúdo teórico, o seminário também será marcado pela visita guiada gratuita ao Museu Oceanográfico Univali, que é considerado o maior museu oceanográfico das Américas, por sua rara e grandiosa coleção.

As inscrições deverão ser feitas no site da Associação de Municípios da Foz do Rio Itajaí - AMFRI - www.amfri.org.br - clicando no banner, que se encontra na página principal. O prazo para inscrições é 07 de junho e o evento é limitado para 170 pessoas. O evento também será transmitido ao vivo pelo facebook da Prefeitura de Balneário Piçarras e conta com o apoio do Museu Oceanográfico Univali, da AMFRI e dos municípios que compõem a associação.

No evento acontecerá ainda a adesão regional dos municípios da Foz do Rio Itajaí a Campanha Mares Limpos, da ONU Meio Ambiente. Lançada na Conferência Mundial sobre Oceanos em Bali, a campanha "Clean Seans", da ONU Meio Ambiente, exorta os governos a aprovarem políticas de redução de plástico, a indústria a minimizar as embalagens plásticas e redesenhar produtos e convida os consumidores a mudarem seus hábitos de descarte antes que danos irreversíveis aconteçam aos nossos mares. No Brasil, a campanha "Mares Limpos" adapta os esforços globais ao contexto brasileiro.


Programação Completa

12h45 - Credenciamento

13h - Visita mediada ao Museu Oceanográfico Univali - Grupo I (mediante inscrição prévia)

13h50 - Abertura Oficial

14h - Palestra: "Uma nova alternativa para cidades"

Roberta Ruthner - Instituto Lixo Zero

14h30 - Palestra: Campanha "Mares Limpos"

Fernanda Daltro - ONU Meio Ambiente

15h - Case: Itajaí - Primeira Cidade da América Latina a aderir a "Campanha Mares Limpos"

Victor Silvestre - Superintendente da FAMAI

15h15 - Adesão dos municípios da AMFRI à "Campanha Mares Limpos" - ONU        

15h30 - Coffee Break

Visita mediada ao Museu Oceanográfico Univali - Grupo II (mediante inscrição prévia)

16h15 - Case: Balneário Piçarras - 1ª Campanha Oceano sem Plástico

Marcos Zaleski - Presidente da FUNDEMA

16h50 - Palestra: "Certificação ambiental de praias para o combate à poluição marinha"

Leana Bernardi - Programa Bandeira Azul

17h15 - Palestra: "Oceanos de plástico"

Captain Charles Moore - EUA | Lixo Marinho - Fundação de Pesquisas Marinhas Algalita e Long Beach Organic - Especialista consagrado pelo combate à poluição do plástico, sua maior descoberta foi a grande mancha de lixo do Pacífico.

18h15 - Debates

18h30 - Encerramento


COMENTE ESSA HISTÓRIA

Exibir mais