A Secretaria Municipal de Educação (SME), através da Diretoria de Tecnologias Educacionais (DITEC) será responsável pelo Planetário da Marejada 2017, que acontece de 5 a 15 de outubro. Estará exibindo o filme “Earth´s Wild Ride” (Um passeio a terra selvagem), com duração aproximada de 20 minutos, produzido pela Rice University em parceria com a Nasa’s Immersive Earth Project, dublado pela Secretaria de Educação.

Da superfície da Lua, um avô e uma neta assistem a um eclipse solar no ano de 2081. A conversa leva a contrastes entre a lua, o único lar que a neta conhece e a Terra, onde o avô passou a maior parte de sua vida.

Enquanto veem a sobra da Lua se moverem pela Terra, o avô conta histórias de asteroides, vulcões em erupção, dinossauros, relâmpagos e trovões, a era do gelo, o ciclo da água da Terra e as diferenças entre a Terra e a Lua. Cada experiência começa com uma visão do telescópio da Terra em contraste com a paisagem lunar.

Apresentações artístico/cultural

A Secretaria Municipal de Educação (SME) promoverá apresentações artísticas/culturais, envolvendo alunos, professores e agentes em educação infantil na programação da Marejada.

No “Dia das Crianças”, 12 de outubro, das 11h15 às 13 horas, a professora Verônica, do Centro de Educação Infantil (CEI) Otávio Cesário Pereira apresentará a peça “Barra da Saia”, com dança e contação de história. Teremos ainda a apresentação do coral Cantos e Encantos do Zilda, do CEI Dra. Zilda Arns Neumann.

As Agentes em Educação do CEI Neusa Reis Cesário Pereira farão o musical “O Pano Encantado”, enquanto as crianças do CEI Cândida Vargas a apresentação açoriana “Bate o pé”. O Grupo Papa Histórias, formado por professores do CEI Profª. Márcia Maria Augusta Nunes, contam a história “Pata ti e Pata Ta”. Encerrando a participações dos CEIs na Marejada, o Profª. Rosana Aparecida de Souza estará com o Grupo Circo, formado por alunos, que apresenta a peça “Palhacinho Atrapalhado”.

Banda alemã participará da Marejada 2017

A iniciativa de inserir a Marejada novamente no circuito das festas de outubro rendeu uma parceria com a Oktoberfest de Blumenau. A banda alemã Deggendorfer Stadlmusikanten dará as boas-vindas aos brasileiros primeiramente na Marejada 2017. A apresentação musical promete agitar o pavilhão principal do Centreventos neste no domingo (08). A Marejada inicia na quinta-feira (05) e segue até o dia 15 com entrada gratuita.


A importância da Marejada, que ao longo de três décadas valorizou o pescado e também a cultura portuguesa, é reconhecida em todo o Estado. Por sua posição geográfica, Itajaí recebeu contribuição étnica de muitos povos. As marcas germânicas estão presentes principalmente na arquitetura da cidade. De acordo com o Secretário Municipal de Turismo, Evandro Neiva, todos esses elementos foram considerados pela prefeitura de Blumenau ao fechar a parceria com a Marejada 2017.

“Blumenau nos presenteou com a apresentação de uma banda alemã e a ideia é que o público faça um circuito por todas as festas da região”, afirma Evandro. A banda Deggendorfer Stadlmusikanten se apresentará primeiro em Itajaí, neste domingo (08) às 15h30, e depois segue para a Oktoberfest.

O público poderá se embalar gratuitamente ao som de música tradicional e popular germânica, com notas de humor da Baviera e também sons mais modernos. Os músicos, com trajes típicos, se apresentarão no palco do pavilhão principal. Lá funcionarão três restaurantes com mesas compartilhadas e bancos.

A Marejada 2017 vai ocupar uma área de aproximadamente 30 mil metros quadrados. Dentro do Centreventos e também na área externa, o público poderá aproveitar gratuitamente mais de 100 atrações em três pavilhões. Atividades artísticas, culturais e muita gastronomia integram a programação. A festa popular começa na próxima quinta-feira (05) e segue até 15 de outubro.

O que você achou desta notícia? Deixe sua opinião na seção de comentários abaixo.

Quer receber as notícias em primeira mão?

Participe do nosso canal no Telegram:

https://t.me/manchetedovale (@manchetedovale)

Entre em contato também pelo WhatsApp: (47) 9 9969-1277


COMENTE ESSA HISTÓRIA

Exibir mais