Depois de três meses de trabalho na pesca da tainha, os pescadores de Balneário Camboriú se confraternizam na Praia de Laranjeiras neste domingo (06), no 1º Arrancadão de Canoas Artesanais.

O evento começa às 8h30, no meio da Praia, e contará com disputas, gincanas e apresentações culturais. As competições são para pescadores, mas o público em geral pode acompanhar as brincadeiras e os shows, gratuitamente. As apresentações culturais serão realizadas no Barra Bar Hostel (Avenida Interpraias, 284), à tarde (confira a programação completa abaixo).

A atração principal é o Arrancadão de Canoas, que dá nome à confraternização. A prova, com início previsto para as 10h30, consiste em uma disputa entre duas canoas por vez, de um total de oito inscritas. Embarcados, estarão de três a quatro pescadores. A remo, eles terão de movimentar a canoa como se estivessem cercando a tainha. Vencerá e passará para as etapas seguintes a embarcação que executar o trecho e encostar primeiro a proa na areia.

“Tivemos a ideia de fazer o arrancadão para fortalecer a pesca da tainha, para que essa tradição continue com as gerações mais novas”, comenta Joabe Linhares, que, em conjunto com Ronan Pinheiro e Laércio Demétrio, idealizou o evento. O período da pesca da tainha teve início em 1º de maio e terminou em 30 de julho.

Também ocorrerão gincanas, como a do pescador mais novo e mais velho. Os trabalhadores do mar participarão ainda de competições de arremesso de tarrafa e de provas de versos improvisados sobre a pesca, entre outros torneios.

Os vencedores, dependendo da colocação e da competição, ganharão prêmios como troféu, medalha, camisetas, capa de chuva e ingressos para o Parque Unipraias e Barco Pirata.

O 1º Arrancadão de Canoas Artesanais é realizado pelo Barra Bar Hostel e Colônia de Pescadores Z7, com apoio da Prefeitura de Balneário Camboriú, Fundação Cultural, Fundação Municipal de Esportes, Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico e empresas.

Agende-se

O que: 1º Arrancadão de Canoas Artesanais

Quando: domingo (06), das 8h30min às 19h

Onde: Praia de Laranjeiras e Barra Bar Hostel

Quanto: gratuito

PROGRAMAÇÃO

Praia de Laranjeiras:

8h30: Apresentação das Canoas

9h: Cabo de guerra

9h15: Competição de Arremesso de Tarrafa

9h30: Concurso canoa mais conservada e pescador mais jovem e mais antigo

10h: Competição de verso

10h30: Arrancadão de Canoas

Barra Bar Hostel:

12h: Almoço

12h30: Rodrigo Gatto (voz e vilão)

13h30: Premiação

14h: Terno de Reis de Taquaras – Cantores da Paz

14h: Torneio de dominó

15h30: Stand-up “As Aventuras de Darci”, com Moriel Adriano Costa

17h Rasta Trio (Reggae music) -

16h30: Tiago Costa (voz e violão)

19h: DJ Alessandro Borba (encerramento)

O que você achou desta notícia? Deixe sua opinião na seção de comentários abaixo.

Quer receber as notícias em primeira mão?

Participe do nosso canal no Telegram:

https://t.me/manchetedovale (@manchetedovale)

Entre em contato também pelo WhatsApp: (47) 9 9969-1277


COMENTE ESSA HISTÓRIA

Exibir mais