A combinação música, gastronomia e solidariedade são ingredientes que fazem do Piçarraiá um evento que ganha força em Santa Catarina. Nos dias 13 e 14 de julho, Balneário Piçarras receberá turistas e moradores ávidos pelo charme da festa e todas as suas atrações, incluindo a maior canjica do Brasil, com mais de duas toneladas. Cidade Negra, além de Marcos e Belutti integram a programação que tem ainda atrações regionais, feira de artesanato e apresentações típicas.

A programação se desenvolve no ginásio de esportes central e arredores. Este ano a área dos shows e a praça gastronômica estarão maiores, com mais mesas e cadeiras, já que a expectativa é ultrapassar os 30 mil visitantes da edição passada. “Isso se deve ao sucesso da festa nos últimos anos e pela programação com mais shows nacionais. Esperamos um público maior para prestigiar a festa”, comenta a secretária de Turismo, Susan Corrêa.

Ela destaca outro diferencial do evento este ano: a obrigatoriedade da entrega de um quilo de alimento não perecível para entrar no local. “A partir de 10 anos de idade, todos devem fazer a entrega de um produto que será entregue às famílias carentes do município”, reforça. Um mutirão com a Secretaria de Assistência Social, com voluntários e caminhões, já está sendo planejado para o transporte do material. Os produtos serão transformados em cestas básicas que serão doadas aos moradores cadastrados.

Outra modalidade de contribuição é que, como no ano passado, o lucro obtido com a comercialização da comida e da bebida na festa será revertido às escolas municipais de ensino (escolas básicas e centros de educação infantil), além da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Apae. Em 2017, foram mais de R$ 60 mil de lucro. Espera-se ultrapassar esse valor e chegar a R$ 80 mil.

Programação diversificada

Ampliando o cronograma de atrações, o Piçarraiá em 2018 trará ao palco duas grandes atrações: a banda Cidade Negra se apresenta na noite de sexta-feira (13/7) para levar ao público clássicos de seu repertório, como “Girassol”. No sábado (14/7), será a vez dos sertanejos Marcos e Belutti fazerem o público cantar músicas como “Aquele 1%”. Mesmo para os shows nacionais o ingresso é somente um quilo de alimento não perecível.

Além das atrações nacionais, o Piçarraiá contará com mostras regionais de músicos, grupos de dança e teatrais, como a apresentação do Mané Darci, personagem típico de Florianópolis (SC) que retrata peculiaridades nos costumes dos moradores locais.

A maior canjica e gastronomia

Produzida em uma panela de ferro com capacidade para até 12 toneladas, serão oferecidas duas toneladas e 80 quilos da iguaria, que integra o RankBrasil de maior canjica do país. Ela deverá ser preparada por cerca de 12 horas até ser entregue gratuitamente ao público, a partir das 14h do sábado (14/7). O tempo de preparo se deve à necessidade de manter o milho de molho até que possam ser adicionados os outros ingredientes como leite condensado, leite de coco e coco ralado.

O Piçarraiá ainda reserva uma ampla lista de atrações gastronômicas, além da canjica. O público que prestigiar a festa encontrará pastel, pinhão e quentão. Ainda terá hot-dog, churros, salgados, doces e espetinho. As escolas cuidarão também de atividades comuns em festas julinas, como a pescaria e parque de brinquedos.

Feira Regional de Artesanato da Costa Verde & Mar

A produção artesanal da região turística da qual faz parte Balneário Piçarras será representada nos dois dias do evento. Artesãos e todo o seu talento manual participarão da feira que será montada dentro do ginásio de esportes. Haverá a comercialização de produtos.

Programação Piçarraiá 2018

Sexta-Feira (13/7)

15h - Desfile de abertura pela Av. Nereu Ramos

19h às 24h – Feira Regional de Artesanato Costa Verde & Mar

Palco Cultural

20h – Show Jefferson Granada

21h30min – Show Homem Banda e Sua Mina

Palco Principal

19h – Abertura da festa com a chegada da Turma da Tia Bilica

20h – Apresentação de Danças Típicas

21h – Escolha do Casal Piçarraiá 2018

21h30min – Show Banda Não Pise na Grama

23h – Show Nacional Cidade Negra

Sábado (14/7)

14h às 24h – Feira Regional de Artesanato Costa Verde & Mar

Palco Cultural

13h30min – Abertura dos Portões

13h30min – Show Orimar Hess Jr.

14h - Distribuição gratuita da maior canjica do Brasil

14h30min – Show de Humor Mané Darci

15h30min – Apresentação Dança Caipira

16h – Festival Infantil com Patrulha Canina, Miraculous e Frozen.

17h30min – Apresentação Dança Gaúcha

18h30min – Show Renan Lucas

20h – Show Carol Hends

21h30min – Show Forróbodó

Palco Principal

22h – Show Dany e Rafa

23h30min – Show Nacional Marcos e Belutti


O que você achou desta notícia? Deixe sua opinião na seção de comentários abaixo.

Quer receber as notícias em primeira mão?

Participe do nosso canal no Telegram:

https://t.me/manchetedovale (@manchetedovale)

Entre em contato também pelo WhatsApp: (47) 9 9969-1277


COMENTE ESSA HISTÓRIA

Exibir mais